Plus Size e Curvy: qual a diferença?

No Brasil é cada vez mais comum ouvir o termo Plus Size para se referir a tamanhos grandes acima do manequim 46. Nas grandes lojas de departamentos é cada vez maior a procura pela sessão Plus Size. Algumas lojas não a tem porque é possível encontrar na mesma arara tamanhos do 36 ao 48/50, outras tem e algumas mulheres se decepcionam com os tamanhos, porque?

Recentemente uma grande loja de departamentos, famosa no Brasil mas de origem americana, foi processada por uma cliente por ter comprado um vestido plus size e ao chegar em casa ele não entrava. A cliente perdeu o processo! Não porque a loja é famosa mas pelo argumento apresentado que muitas mulheres no Brasil desconhece: o tamanho Plus Size, embora usado para designar tamanhos grandes não significa que ele seja para gordinhas. Plus Size significa tamanho grande que nos Estados Unidos são para mulheres grandes no sentido de serem mais altas, terem quadril ou as costas maiores, pouca barriga e como sabemos elas não costumam ter bumbum avantajados como as brasileiras e nem ter muita cintura por isso, muitas brasileiras acabam se decepcionando ao se dirigir a sessão Plus Size de uma loja e não encontrar um tamanho que lhe sirva perfeitamente. As vezes fica apertado nas pernas, as vezes não entra no quadril e quando entra a cintura fica muito larga e aí por diante.

Nos Estados Unidos e Europa, mulheres curvilíneas como as brasileiras ou gordinhas usam um outro tipo de modelagem chamada Curvy. Este tipo de modelagem atende justamente as mulheres que tem pernas grossas, bumbum avantajado, cintura afunilada, seios grandes mesmo tendo as costas estreitas. Normalmente as peças possuem elásticos, lycra, cintos, etc, tudo para que a peça escolhida possa vestir perfeitamente. Nessas lojas não se encontra a sessão Plus Size pois os tamanhos vão do 34 ao 46/48 mas possuem a sessão Curvy onde os tamanhos são designados por P/M/G/GG/EG (S/M/L/XL/XXL) ou por  tamanho com numeração impar pois em vez de ser 36, 38, 40 se usa 37, 39, 41, etc. Resumindo a história da cliente da tal loja: Eles alegaram que ela deveria procurar tamanhos na sessão Curvy ou não havendo a sessão, era possível pedir para encomendar pois eles tinham poucas peças essas ficavam em estoque…se ela tivesse consultado uma das atendentes ela saberia desse fato. Diante desse fato, ela perdeu a causa!

Mesmo existindo esse termo Curvy, muitas mulheres se designam Plus Size pois não querem “parecer” gordas. O fato é, que Plus Size e Curvy são tamanhos bem diferentes por isso muito cuidado quando entrar em uma loja e ir procurar pelo seu tamanho na sessão Plus Size. Nunca compre nada sem experimentar antes e mesmo que não servir não fique chateada pois hoje em dia a maioria das marcas, até as brasileiras, adotaram a modelagem americana e isso tem atrapalhado bem a vida de nós, mulheres brasileiras e cheias de curvas independente de sermos magras ou não!

Espero que tenham gostado do post! Beijinhos e até o próximo post!

6 comentários sobre “Plus Size e Curvy: qual a diferença?

  1. Puxa legal….mas aqui no Brasil é bem difícil a gente encontar essa nomenclatura de Curve pouquíssimas vezes….a maior parte das lojas chamas esses tamanhos a partir do 48 como plus size mesmo! Acho que os comerciantes precisam se informar mais!

    Curtir

    1. Olà Rusmarry! Mesmo que sem quadril e sem cintura se encaixa na modelagem Curvy pois nesta modelagem as peças contam com elásticos ou outros acessórios para se adaptar a forma do corpo e também conta com tamanhos mais cômodos. 😉 😉 😉

      Curtir

Deixe um comentário