ALFAIATARIA: O Que Realmente é?

Talvez você já tenha visto alguma blogueira ou alguma loja de roupa apresentar peças de vestuário como alfaiataria apenas porque é uma roupa social, mas na maioria das vezes não é. Embora roupas sociais, como calças e blazers, sejam frequentemente associadas à alfaiataria, o termo “alfaiataria” tem um significado mais específico. Mas afinal, o que é uma verdadeira peça de alfaiataria.

Origem de Alfaiataria

O termo “alfaiataria” vem da palavra alfaiate, o profissional especializado na confecção de roupas sob medida, principalmente para homens, mas hoje também muito usado no contexto feminino. Uma peça de alfaiataria tem algumas características que a distinguem:

  • Corte preciso e ajustado: As roupas de alfaiataria geralmente são cortada e feitas sob medida, o que faz com que a peça siga o formato do corpo de forma mais estruturada e se ajuste perfeitamente ao corpo, o que confere um visual mais polido e sofisticado.
  • Tecidos de qualidade: As roupas de alfaiataria são feitas com tecidos de alta qualidade, como lã, seda, linho ou cashmere, e outros tecidos finos de alta qualidade, o que contribui para um caimento impecável.
  • Acabamentos refinados: As roupas de alfaiataria possui acabamentos refinados como enviés em vez de apenas overloque. Botões de qualidade, como madrepérola, metal ou forrados. Possui também forros internos bem acabados, costuras discretas e apliques elegantes e até mesmo com uso de ombreiras discretas para estruturar melhor o caimento.
  • Estilo clássico e atemporal: Roupas de alfaiataria tendem a ser mais conservadoras e elegantes, sem decotes, sem marcar o corpo por serem justas demais. Também não seguem tanto as tendências da moda, o que as torna peças atemporais e adequadas para várias ocasiões formais, como eventos de negócios, jantares ou casamentos.
  • Durabilidade: Roupas de alfaiataria são feitas para durar, por isso o uso de tecidos de finos, com fibras naturais, com um cuidado artesanal que as diferencia das peças prontas.

As peças mais comuns de alfaiataria incluem Saias Retas, Blazers ou Jaquetas bem estruturadas, em geral, não são justas no corpo. Elas são projetadas para ter um corte mais estruturado e elegante, com um caimento mais reto ou ligeiramente soltinho, especialmente nas pernas. O objetivo é proporcionar um visual sofisticado e confortável, sem ser tão apertado como uma calça skinny. No entanto, o ajuste pode variar dependendo do modelo ou da marca. Algumas versões mais modernas podem ter um corte mais ajustado, mas ainda assim tendem a manter o estilo clássico e confortável.

Diferença da Roupa Social

Toda peça de alfaiataria pode ser social mas nem toda roupa social é de alfaiataria. A diferença está principalmente no caimento, na qualidade do corte e nos detalhes de confecção, como vimos acima. Vou te explicar melhor.

As roupas sociais são feitas de forma mais industrializada, com um corte padrão e materiais mais acessíveis, como tecidos sintéticos, o que a torna uma peça social e pode até mesmo ser de qualidade, mas não a faz uma peça de alfaiataria.

Por isso, uma roupa social como as de fast-fashion, por mais qualidade que tenha, não faz dela uma peça de alfaiataria, pois não tem a mesma qualidade e não foi produzida da mesma forma, mas podemos chamá-la de “roupa tipo alfaiataria”.

Mas, independente da peça ser social ou de alfaiataria, invista nelas se esse for o teu estilo ou for o estilo usado no teu trabalho. Acima de tudo, invista em peças atemporais e de qualidade para que sejam duráveis e possam ser melhor aproveitadas.

Aproveite e deixa nos comentários qual é o seu estilo favorito, assim podemos fazer um proximo post dedicado à você!

Deixe um comentário