DOLCE&GABBANA WOMEN -

DOLCE&GABBANA BLUE MAIOLICA – Coleção Outono/Inverno 2015/2016

A coleção Maiolica foi inspirada na famosa cerâmica mediterrânea pintada à mão da cidade de Caltagirone, na Sicília.

Maiolica Arcaica que é usada em Caltagirone, Sicilia
Prato de cerâmica Maiolica de Caltagirone

Esse tema serviu de inspiração na coleção outono/inverno 2012/2013 usando o mesmo azul e branco, retornou para o Outono/Inverno 2014/2015 mas com motivos coloridos também inspirados na Ilha de Capri. O sucesso foi tanto que agora retornou no azul e branco para a coleçao Outono/ Inverno 2015/2016 mas, com outras particularidades e designer dos anos 50. O tema Maiolica vem também na coleção feminina infantil que transforma as meninas em verdadeiras bonecas. A coleção está à venda na loja online da marca (http://store.dolcegabbana.com/it/shop/dolce-gabbana/donna/woman-winter16-preview-blu-maioliche_section) e por isso algumas peças já estão sendo usadas agora no verão. A linha de acessórios não poderiam ficar de fora. Tem desde sapatos, cintos, bolsas, lenços e até capa para celulares e é possível encontrar algumas bolsas inspirado no tema em vermelho. É uma verdadeira delicadeza!!!

D&G cat collezione donna FW 15-16_3 D&G cat collezione donna FW 15-16_5 D&G cat collezione donna FW 15-16_6 D&G cat collezione donna FW 15-16_7 D&G cat collezione donna FW 15-16_9 D&G cat collezione donna FW 15-16_10 D&G cat collezione donna FW 15-16_11 D&G cat collezione donna FW 15-16_12 D&G cat collezione donna FW 15-16_15 D&G cat collezione donna FW 15-16_19 D&G cat collezione donna FW 15-16_20 D&G cat collezione donna FW 15-16_21 D&G cat collezione donna FW 15-16_22 D&G cat collezione donna FW 15-16_23 D&G cat collezione donna FW 15-16_25 D&G cat collezione donna FW 15-16_26 DOLCE&GABBANA WOMEN DOLCE&GABBANA WOMEN

dolce-and-gabbana-winter-2016-woman-accessories-collection-03-zoom dolce-and-gabbana-winter-2016-woman-accessories-collection-04-zoom D&G catalogo accessori donna p574 D&G catalogo accessori donna p577 D&G catalogo accessori donna p579

CALTAGIRONE

A cidade de Caltagirone fica situada em cima das montanhas.
Panorâmica da cidade -Caltagirone, na Sicília, Itália.

O nome Caltagirone é mencionado pela primeira vez em um documento datado de 1143. Neste documento é citada como “Calatageron”, nome de origem árabe, referindo-se ao local onde se trabalha a argila, Qal’ at al Gharùn, em italiano Rocca Delle Giare, ou seja, Roda de Oleiro. Fica situada na Sicília, na parte central e é famosa pela produção de cerâmicas, principalmente as pintadas a mão ; atividade que foi desenvolvida através dos séculos pelos antigos Gregos. Com quase 39 mil habitantes, a cidade é repleta de igrejas, castelos e vilas do seculo XVIII. Devido ao excepcional valor do seu patrimônio monumental, seu centro histórico foi inserido na lista de Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 2012. As escavações arqueológicas mostra a presença do homem em Caltagirone desde o período Paleolítico e Mesolítico e mostra também a presença de Gregos, Romanos, Bizantinos, Normandos e Árabes. Como em toda Itália, ali se fala o italiano mas o mais usado é o dialeto siciliano que teve influência árabe, espanhola e inglesa. Hoje, Caltagirone é um dos destinos turísticos mais importantes da Sicília, graças ao seu patrimônio histórico, artístico, às suas tradições únicas e a beleza de suas paisagens.

Fonte: https://it.wikipedia.org/wiki/Caltagirone

MAIOLICA

Maiólica ou majólica é um tipo de cerâmica porosa revestida, por imersão, no esmalte. O nome deriva da Ilha de Maiorca, situada no Mar Mediterraneo, que foi um dos centros mais ativos na atividade no periodo medieval. A técnica sobreviveu e desenvolveu no Oriente e na metade do período medieval os árabes eram os melhores produtores. A cerâmica árabe era amplamente difusa entre as classes sociais mais elevadas da Itália. Por este motivo, no século XIII, a Itália intensificou a produção de um tipo de Maiolica diferente daquela árabe, um tipo de cerâmica branca chamada de Maiolica Arcaica, que no século sucessivo passou a ser denominada Porcelana.

Fonte:https://it.wikipedia.org/wiki/Maiolica

Cerâmica Maiolica branca com a figura de Eros colorida
Prato de cerâmica Maiolica Arcaica, pintada a mão em diversas cores
Cerâmica Maiolica
Vaso em Maiolica porosa, revestido de esmalte exposto no museu National Gallery of Victoria
Prato de cerâmica exposto em galeria de arte
Prato de cerâmica Maiolica de Caltagirone
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s