CORONAVÍRUS: O que devemos saber!

Nesta últimas semanas estamos ouvindo muito sobre o Coronavírus ou como é mais popularmente chamada, a Gripe Chinesa. Muitas notícias tem circulado na internet mas o que é esse vírus? Como se pega? Quais os sintomas? Qual é o tratamento? Pode piorar ou acontecer de novo? Eis aqui algumas informações úteis!

O que é?

  • O Coronavírus não é um vírus mas sim um grupo de vírus conhecido desde meados de 1960. Ele é chamado assim porque tem a aparência de uma coroa ou corona. A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida. Dependendo do tipo, o vírus vai de uma simples gripe, infecção respiratória branda à uma pneumonia forte que pode levar a morte.
  • Dentro desse grupo, alguns vírus podem causar mutação e se transformar em uma nova forma de gripe. Por exemplo: de 1918 à 1919, a gripe espanhola ou influenza, foi considerado o mais destrutivo de toda a história humana já registrada. Em apenas 1 ano ela matou mais pessoas em um ano do que a Peste Negra da Idade Média em um século e suas vítimas foram na maioria pessoas entre 20 e 40 anos. O impressionante é que, em cerca de um ano, mais americanos morreram de gripe espanhola do que nas duas guerras mundiais juntas.
  • epidemia de pneumonia por novo coronavírus de 2019–2020, começou em 8 de dezembro de 2019 na cidade de Wuhan, no centro da China, com um grupo emergente de pessoas com pneumonia de causa desconhecida, ligadas principalmente a vendedores ambulantes que trabalhavam no Mercado de Produtos do Mar de Huanan, que também vendia animais vivos. Em meados de janeiro a imprensa começou a reportar casos sobre um “misterioso vírus que causava problemas respiratórios”, tendo este vírus depois sido classificado com um coronavírus e chamado de 2019-nCoV. Inicialmente, 800 pessoas foram infectadas e houve 41 mortes na China, mas houve casos também no Japão, Tailândia, Coreia do Sul, França e Estados Unidos, todos associados a pessoas que haviam viajado para a China recentemente. Em 20 de janeiro a OMS estimava que o número de casos poderia estar próximo de dois mil.

Transmissão e Sintomas

  • A Transmissão e os sintomas são iguais o da gripe comum. Ele passa de pessoa pra pessoa através de espirros perto de alguém ou em local fechado causado a contaminação, por ter contato com algum local contaminado como uma mesa por exemplo, e depois levar a mão ao nariz ,olhos ou boca. Através de apertos de mãos ou cuidando de alguém que é portador do vírus. O período de incubação é de 2 a 14 dias. Os sintomas podem envolver coriza, tosse, dor de garganta e febre. Esses vírus algumas vezes podem causar infecção das vias respiratórias, como pneumonia. Como em outros tipos de gripe, este virus é mais letal em idosos com doenças crônicas devido a baixa defesa imunitária mas ela pode ser fatal em qualquer idade.

Tratamento

  • Não se tem um tratamento específico para o Coronavírus de 2020, mas o tratamento inicial faz uso de antibióticos que ajuda a reduzir a mortalidade causada por pneumonia bacteriana.

Pode piorar ou acontecer de novo?

  • Pelos relatos da história, nunca estaremos realmente seguros contra os vários tipos de gripes e suas mutações, isso porque os vírus não afetam apenas humanos, mas também animais.

Uma revista chamada Despertai, publicada em Dezembro de 2005 dizia:

“A característica assustadora desse organismo simples é sua alta velocidade de mutação. Como o vírus se reproduz muito rápido (muito mais rápido do que o HIV), suas “cópias” não são exatas. Algumas são diferentes a ponto de não serem detectadas pelo sistema imunológico. É por isso que enfrentamos diferentes vírus gripais todo ano, cada um com um novo conjunto de antígenos que desafiam nossa imunidade. Se os antígenos mudarem o suficiente, nosso sistema imunológico terá poucas defesas contra o vírus e há o risco duma pandemia.
Além disso, os vírus da gripe também infectam animais, e é aí que está o problema para os humanos. Acredita-se que o porco possa ser hospedeiro de vírus que infectam galinhas e patos, mas também, de vírus que infectam os humanos.
Assim, se um porco ficar infectado com os dois tipos de vírus ao mesmo tempo, um que infecta animais e outro que infecta humanos, os genes dos dois vírus podem se misturar, resultando numa cepa, ou variação, totalmente nova de influenza, à qual os humanos não têm imunidade. Alguns acham que comunidades rurais onde aves, suínos e pessoas vivem em proximidade — como é bem comum na Ásia, por exemplo — são prováveis fontes de novas cepas de vírus da gripe.”

Este mesmo artigo da revista Despertai ainda citava um artigo médico da revista Vaccine de 2003:

A revista médica Vaccine noticiou em 2003: “Já se passaram 35 anos desde a última pandemia de influenza, e o período mais longo já registrado com precisão entre duas pandemias é de 39 anos.” O artigo acrescenta: “O vírus causador da pandemia pode surgir na China ou num país vizinho e incluir antígenos e características de virulência provenientes de vírus que atacam animais.”
A revista previu acerca do vírus: “Ele vai se espalhar rapidamente pelo mundo todo. Acontecerão várias ondas de infecção. A morbidade será abrangente em todas as idades e haverá interrupção de atividades sociais e econômicas em todos os países. A enorme mortalidade será evidente na maioria das faixas etárias, para não dizer em todas. É improvável que os sistemas de saúde consigam lidar adequadamente com a demanda por assistência médica, mesmo nos países mais desenvolvidos em sentido econômico.”

Então era questão de tempo para que esta epidemia de Coronavírus surgisse e ainda pode aparecer outras. E hoje em dia, a contaminação é muito mais rápida devido as viagens internacionais, o que antes afetava apenas uma área ou continente, hoje pode se espalhar pelo mundo todo!

Casos no Brasil

Segundo informações divulgadas na pagina G1 do site Globo.com, o Brasil tem 9 casos suspeitos de coronavírus mas nenhum comprovado.
Esperamos que seja apenas suspeitas!

Como se prevenir

Nao existe nenhum tipo de prevenção exclusivo para o Coronavírus. O que se pode fazer é usar os mesmo métodos de prevenção para gripe, que são eles:

  • Lavar bem as mãos ou usar alcool em gel (se for possível, tenha um frasquinho dentro da bolsa) para desinfetar depois de tocar em superfícies principalmente de lugares de grande circulação como ônibus, shopping, restaurante, cinema, banheiros, etc. Não toque nos olhos, no nariz ou na boca sem lavar as mãos.
  • Quando possível, use lenços de papel para cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, e jogue-os fora imediatamente
  • Evite compartilhar aparelhos — como telefone — que possam transmitir germes com facilidade. 
  • Evite locais fechados e isso inclui nossas casa, mantenha-a bem arejada principalmente se receber visitas.
  • Beba bastante água e se for necessario tome algum multivitamínico para manter a imunidade estabilizada.
  • Alimente-se bem e descanse bem pois isso ajuda a manter a imunidade estável.

Sim, é claro que isso não é uma receita mágica para não se contrair o Coronavírus mas com certeza são dicas saudáveis para serem seguidas no dia-a-dia.

Ajude a compartilhar essas informações e assim ajudar mais pessoas a entenderem o que o Coronavírus! Espero que tenham gostado e que tenha sido ùtil de alguma forma.

Um super beijo à vocês e fiquem com Deus!

Fontes:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s