Moda LOLITA

LOLITA

O termo ficou designado para as jovens com apelo sexual, assim como no livro chamado “Lolita” que até ganhou uma minissérie brasileira. Só que a moda Lolita não tem NADA disso! Lolita é um estilo de moda alternativa de rua no Japão cujas primeiras manifestações apareceram em fins da década de 70 e começo da década de 80. Isso mesmo! Nas ruas do Japão podemos nos deparar com diversas dessas garotas, usando seus vestidos lindos, seus sapatos de criança e seus laços gigantescos! Muitos dizem são meninas que se vestem de bonecas mas não são, na verdade a intenção é parecer infantil, elegante ou modesta, evitando uma imagem adulta, sexualizada (independente do sub-estilo) ou vulgar. Embora tenham Lolitas no Brasil, elas nem se comparam com as japonesas justamente porque no Brasil as meninas querem parecer bonecas e no Japão elas querem parecer inocentes! Suas roupas são inspiradas no Rococó e na era Vitoriana e Edwardiana. Saias rodadas no comprimento do joelho, em forma de sino e suportadas por anáguas,renda de boa qualidade (geralmente algodão), decote alto, cabelos cacheados e/ou acompanhados a uma franja reta e tecidos pouco brilhantes são comuns a todos os estilos. Entre os tecidos mais usados, o que predomina é o algodão. Tricoline e até chiffon podem ser usados, além de outros tecidos de fibras naturais e de boa qualidade. Tecidos brilhantes como cetim são sempre evitados, pois podem dar uma aparência barata ou vulgar a uma peça Lolita. Esta é outra diferenças entre as Lolitas brasileiras e japonesas pois embora se vistam assim, as brasileiras encurtam um pouco as saias e usam muito cetim. Existe mais ou menos 13 estilos de Lolitas e no Brasil a maioria das meninas usam apenas o Deco Lolita,  uma mistura do estilo Decora com o Lolita. Usa-se muitos acessórios variados e coloridos como prendedores de cabelo, laços enormes na cabeça, perucas e estampas coloridas. As cores são geralmente em tons pastel, e cores cítricas, fluorescente ou muito chamativas são usadas com extrema moderação ou evitadas.

Estilos Lolitas

Uma Lolita não precisa ser totalmente fiel a um único sub-estilo, a não ser que ela queira. Os mais comuns são três:

  • Sweet Lolita: o estilo dito “kawaii” (fofo), que usa cores como tons em rosa, verde claro, azul bebê, amarelo claro, pêssego. As estampas, quando utilizadas, são de coisas pequenas e consideradas “bonitinhas”, como frutas, flores, doces, corações e até animais. Os vestidos têm muitos babados e lacinhos, é o estilo que mais procura a inspiração na infância.

 

  • Classical Lolita: ou Classic Lolita, o estilo clássico, que remete às modas vitoriana e rococó originais. As cores utilizadas são tons envelhecidos, tons de bege, vinho, verde-escuro, marfim. O marrom e rosa-velho são comuns, e os motivos mais populares são as estampas florais.

 

  • Gothic Lolita: a mistura do “gótico” com a moda lolita. As cores utilizadas são preto, azul escuro e até mesmo vermelho. Lembrando que as gothic lolitas não tem conexão nenhuma com a tribo gótica e nem com Goth Rock.. As cores utilizadas são escuras e elegantes, onde obviamente o preto predomina. A maquiagem deve sempre ser leve e natural, sem excesso de sombra preta e batons muito escuros. O Elegant Gothic Lolita é uma subcategoria dessa, cuja as roupas costumam ser mais discretas e refinadas do que as de uma Gothic Lolita. No Japão não se diz “eu sou uma EGL” ou “estou vestida de EGL”, já que o estilo continua sendo Gothic Lolita.

$T2eC16N,!ykE9s7tvVYDBRP9LEBTyw--60_35 92a52c73cf67dbff336f76619d42065e TK-2013-08-010-008-001-Harajuku

Outros estilos são menos comuns, mas igualmente usados no dia-a-dia:

  • Country Lolita: uma subdivisão do sweet lolita, baseada em xadrez, quadriculado e estampas florais mais coloridas, além de frutas. O acessório mais comum é o mini-chapéu de palha e bolsas de palha com rendas e laços, estampas e motivos florais, de frutas ou um xadrez delicado, como gingham.

countryhoi ScanImage008

  • Casual Lolita: Casual Lolita é uma forma de usar o estilo com as roupas diárias e comuns. Por exemplo: saias em formato de sino, como o estilo exige, com rendas, lacinhos e babados e uma camiseta baby look com estampa fofa. Nunca tênis, sapatos (mas não sapatilhas). Sapatos boneca simples e com saltos baixos caem bem melhor.

1368548681417 casual1

  • Hime Lolita: Estilo que mais remete à imagem de princesas européias. Apesar de muito parecido com o Sweet Lolita, em especial pelas cores, diferencia-se pelos modelos de vestido, acessórios (coroas, tiaras, pérolas) e até mesmo pelo penteado.

hime-gyaru Z74A0852

  • Shiro Lolita: considerada por alguns subdivisão do “Sweet Lolita” e por outros um tipo de “Gothic Lolita” mas na verdade pode ser uma subdivisão de qualquer estilo Lolita. Uma roupa Shiro Lolita é composta apenas de branco  (às vezes tons de creme), já que shiro, do japonês significa branco.

f485a055c96db5b94d5bdb85eb07bbd5 ae0b4997ff8faf495163a8a905a77308

  • Kuro Lolita: subdivisão de qualquer estilo lolita, mas no qual a Lolita veste somente de preto. Muitas Kuro Lolitas costumam formar pares com Shiro Lolitas para fazer contraste.

207 kuro-lolita-y-shiro-lolita

  • Punk Lolita: a mistura da moda punk com a moda lolita. São bastante utilizadas sobreposições, xadrez e listras. Os acessórios mais comuns incluem caveiras, coroas, mini-cartolas e boinas.

egl0 punk_lolita_2_by_hiro_photography tumblr_m1f8xfXMw41qad55j

  • Sailor Lolita: é um estilo “náutico” de lolitas, inspirado nos uniformes japoneses de marinheiros. Usam colares azul-marinhos, azul-escuro e branco; e símbolos como uma âncora de navio e velas.

3577c8c7fdf7bdc123a123e84006e177 fb4bc2b200becc27b32a4be6e1cfd957

  • Ouji” e “Dandy: são estilos usados por meninos, não são realmente versões masculinas do Lolita, mas possuem uma ligação com esse estilo. As roupas também são inspiradas em estilo Rococó e Vitorianas, e embora sejam um estilo masculino, muitas garotas as adotam, indiferente da sexualidade e preconceito.

7 e8fa9aae-d280-41f7-8c4f-4a9ac593d054 style_ouji04 tumblr_llh3552CZY1qk3pcio1_500

Os seguintes estilos são usados geralmente em photoshoots ou em encontros/eventos, o que não os impede de serem usados no dia-a-dia, mas não é comum.

  • Guro Lolita: as guro lolitas (termo japonês que corresponde à grotesque lolita)é uma lolita que usa bandagens, sangue falso e afins, o que pode dar um ar de boneca quebrada à lolita “comum”.

guro6

  • Ero Loli: (Ero – erótico; Loli – abreviação de lolita): mistura o sexy antiquado (sem exageros) com o lolita. Muitas vezes utiliza corsets e outros elementos típicos de roupas íntimas vitorianas, como bloomers (a típica calçola da vovó), petticoats (saias de tule, filó ou tecido) e calcinhas grandes com babados. As saias costumam ser mais curtas do que o normal, que no caso é no joelho ou abaixo dele. Utiliza-se também cinta-liga com meia 7/8, coroas e até armações de metal no lugar da saia.

Erololi 1 dbef92633ee55c651a6a3cf741173ec9

  • Wa Lolita: (ou Waloli): o estilo é baseado na combinação entre acessórios japoneses e a roupa tradicional com a moda Lolita, onde as mangas dos vestidos e a gola transpassada lembram os kimonos e contrastam com a saia volumosa. O nome se refere ao Japão pela antiga palavra “che”, que significa a “Mesma Nação”,”Terra de Wa”, que é terra da harmonia.

3c51a3b943a6d7177fc158da2fa5ecdc 85d49445db101dc91b893e38066abe77

  •  Qi Lolita: A variante Qi Lolita (pronunciada “ci-loli”) é um dos poucos estilos comuns da moda Lolita. É similar à Wa lolita, desde que encorpora acessórios tradicionais. E é em fato a combinação de elementos tradicionais chineses e o estilo Lolita. Ambos são comumente usados em eventos, não diariamente.

bb746b3b2e316c420b5e3a9f88a3e596 qi_lolita05

  • Deco Lolita: Uma mistura do estilo Decora com o Lolita. Usa-se muitos acessórios variados e coloridos como prendedores de cabelo, laços enormes na cabeça, perucas, muitas pulseiras preferencialmente de bolinhas, estampas coloridas, sobreposições, meias. A idéia do estilo é ser tudo muito colorido. Existe uma preferencia pela cor rosa,mas não existe nenhuma regra sobre a cor.Uma mistura do estilo Decora com o Lolita. As cores são geralmente em tons pastel, e cores cítricas, fluorescente ou muito chamativas são usadas com extrema moderação ou evitadas.

tumblr_ld2h55uLPP1qez37bo1_500 deco-lolita3

hime-橘玄叶-lolitae4f6eee5834cdef587211d0f753c08e7

Parecem bonecas mesmo e o bom é algumas roupas podem ser usadas no dia a dia sabendo combinar com a moda atual e algumas peças podem ser feitas para meninas de 0 a 15 anos, ou para quem queira usar. Infelizmente no Brasil não tem loja especializada nisso, ou melhor, tem algumas lojas que fazem réplicas mas a qualidade não é tão boa e o preço é alto, a melhor opção é contratar uma boa costureira ou comprar pela internet. Pela internet se pode encontrar preços variados mas dependendo da peça o preço vai de R$80,00 à R$300,00. Se você é apaixonada por este estilo mesmo que seja apenas para se inspirar, vejam o album em: http://bit.ly/2hb6HOw

Espero que tenham gostado da matéria e nos envie sugestões pelo email ou nos comentários!

Um grande beijo!!! XOXO

Camila Narracci.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s