HOMEM SOCIAL – Parte V – Camisas e Gravatas

Hoje terminaremos a sessão Homem Social. Depois de ver como combinar sapatos com meias e esses dois com ternos, vamos ver como combinar Camisas e Gravatas.

Uma regra básica num look social masculino é a seguinte: combine o terno, as meias e os sapatos entre si e a camisa com a gravata. Vamos ver isso na prática e também como misturar textura mas antes vamos conhecer melhor a história da gravata.

A História da Gravata

Existe várias controvérsias de onde surgiu a gravata, alguns afirmam que foi através dos soldados croatas que usavam um cachecol em volta do pescoço, outras dizem que foi quando os guerreiros do imperador chinês Shih Huang Ti  que usavam um cachecol com um nó em volta do pescoço como símbolo de status e de elite entre as tropas, de forma semelhante à gravata hoje conhecida, e há ainda a teoria que as primeiras gravatas foram usadas pelos Egípcios pois arqueólogos encontraram múmias que usavam um apetrecho no pescoço em forma de nó chamado de Sangue de Isis que servia para proteger de algum infortúnio no mundo dos mortos. (Wikipédia)

Mas na verdade, se formos estudar bem todas essas teorias, um apetrecho em volta do pescoço de um morto não poderia ser uma gravata, um cachecol para proteger do frio também não pois até hoje usamos cachecóis, lenços e echarpes e nenhum substitui uma gravata. Em todo meu estudo a respeito da gravata, a mais plausível é a dos croatas, depois ela aparece entre os franceses durante o reinado de Luis XIV, em 1667, em formado de laço, o que provavelmente foi a primeira gravata a borboleta pois em muitos idiomas a palavra para se referir a essa gravata é PAPILLON (Papion), que significa borboleta. Cheguei a essa conclusão depois de muito estudo em livros, fotos e registros históricos. As fotos abaixo mostram bem o que digo. Vocês não acham que tenho razão??? rsrsrsrs

Traje típico dos soldados croatas
Traje típico dos soldados croatas por volta de 1635
A gravata atual
A gravata atual muito parecida com as dos soldados croatas
Pintura de Charles Le Brun - La Varende-Jean de Louis XIV- Paris : Éditions France Empire, 1958
Pintura de Charles Le Brun – La Varende-Jean de Louis XIV- Paris : Éditions France Empire, 1958
Gravata borboleta
A gravata borboleta é muito parecida com as que o Rei Luis XIV usava

Alguns livros mostram que na França, a gravata não era apenas um acessório, ela era usada para se limpar a boca e os dedos nas refeições e muitas vezes era usada para se limpar o nariz (ECAAAAA!!!!). Ainda bem que essa moda não pegou rsrsrsrsrrsrsrrs

Como combinar gravata e camisas

Não precisa se preocupar em combinar o terno com a camisa, se quiser fazer também não tem problema, isso só se faz necessário quando se quer combinar camisa estampada com gravata estampada. Vamos aos exemplos:

  • Gravatas Clássicas: As gravatas clássicas e de cores únicas, ou com estampas minusculas, e escuras tipo, azul marinho, vinho, pretas, chumbo, são as melhores para um primeiro encontro, pois lhe faz transparecer uma pessoa de confiança, ideais para uma entrevista de trabalho. Elas combinam com todas as camisas. O ideal é que a gravata seja o acessório em destaque então prefira camisa com um tom mais claro que a gravata. Se for usar em uma ocasião tipo casamento ou reunião de negócios, use colete. O colete também serve para esquentar então pode usar a vontade no frio.
A gravata clássica é ótima para entrevistas de emprego e primeiro encontro, seja ele com quem for
A gravata clássica é ótima para entrevistas de emprego e primeiro encontro, seja ele com quem for
Gravata Classica e gilet
O colete pode deixar o look muito elegante e pode ser usado no trabalho
  • Gravatas Listradas : se usá-las com camisas também listadas opte pela camisa com listras finas e gravata com listra larga. Quanto maior o padrão da camisa mais casual fica o look, já nas gravatas o mesmo não acontece, as de listras transversais são clássicas não importando o tamanho delas. Muitos homens misturam muitas cores e padrões que ficam até legais mas lembre-se, isso não significa que seja o ideal.
camisa com listras pequenas e gravata com listras grande
Camisa com listras pequenas e gravata com listras grande. O colete ou gilet fica elegante.
  • Gravata Borboleta: No Brasil eu vi poucos gravatas borboletas e as poucas que vi são de uma cor só e já vem prontas. Aqui na europa as borboletas tem as mesmas estampas das tradicionais, algumas já vem prontas ou abertas como as tradicionais para poder se fazer o laço, as opções são infinitas  e isso é ótimo para looks variados. As gravatas borboletas se usa da mesma maneira que a tradicional, camisa mais clara que a gravata, as mais sóbrios são ótimas para trabalho, as com estampas grandes devem ser usadas com camisas lisas ou de estampas pequenas. As gravatas borboletas ficam ótimas com suspensórios para quem quer um look elegante ou casual diferente. Eu li em alguns blogs que a gravata borboleta na Europa virou febre depois de um seriado onde seus personagens a usava muito…estão desinformados!!! A gravata borboleta é usada aqui na Europa normalmente assim como a gravata tradicional é usada em outros países. São usadas no trabalho, cerimonias de casamentos, passeios com a família, em looks formais e casuais. Li também que “mulheres não gostam de homem que usam gravata borboleta”, aí depende né, se não souber usar, nem a gravata tradicional vai ficar bem, tudo é questão de bom gosto e de saber combinar as peças.

61-elvQxzTL._SY355_ 1041 138e16_ede240e93b434868b5017326dd775fc2 camicia-da-uomo-a-quadri-con-papillon corneliani-121 papillon-e-texture

Você pode usar uma gravata “diferente” se quiser ousar e se diferenciar, ela não precisa combinar com as cores da roupa. Mas se estiver em dúvida ou se ela for muito diferente, combine a cor da gravata primeiramente com a do terno, e faça contraste com a cor da camisa.

As gravatas mais formais são as lisas, sem estampa ou padrão, e escuras. As de melhor qualidade são 100% seda. Para não errar, você pode usar sem medo, também, as de listras coloridas (geralmente diagonais), e as de padrões repetidos (bolinhas, texturas), mas neste caso, quanto menor o detalhe do padrão, melhor.

Gravatas com desenhos de personagens não combinam com nada e não devem ser usadas no dia a dia. Use modelos estampados, texturizados, lisos, com listras diagonais ou com padrões geométricos discretos.

As cores fortes (rosa choque, verde-limão, etc) também são muito difíceis de combinar. Elas podem compor a estampa da gravata com cores neutras, como azul marinho, por exemplo. Essas mesmas cores em tons mais discretos (próximos aos tons pastéis) são boas opções sobre camisas brancas.
As cores fortes são interessantes em estilo mais moderno: rosa claro, lilás ou amarelo claro, por exemplo. (Dr.Gravata)

Lembre-se:

Camisas com listras finas – gravatas em padrões grandes.
Camisas com listras mais largas ou mais espaçadas – gravatas em padrões pequenos.
Terno risca de giz – camisa lisa – gravata com listras diagonais ou xadrez.
Camisa de listras – terno liso – gravata lisa, com listras diagonais ou xadrez.

Dicas Gerais para um Homem Social:

  • A largura da gravata deve seguir a largura da lapela do terno ou blazer: as lapelas estreitas assim como as gravatas slim, dão um toque de modernidade. As lapelas largas assim como as gravatas são mais antigos e anda fora de moda pois já estão quase extintos. Seja qual for a escolha, o nó deve acompanhar a largura da gravata para ficar proporcional. Quanto mais larga a gravata, maior o nó.
Lapela estreita pede gravata slim.
Lapela estreita pede gravata slim.
Lapela larga pede gravata normal.
Lapela larga pede gravata normal
  • Para maior durabilidade da gravata, não a guarde com o nó, desfaça-o antes de guardar. Jamais alargue o nó da gravata, a não ser para retirá-la por completo. O cinto de segurança do automóvel deve sempre ser colocado por baixo da gravata.
Nó frouxo
Nó frouxo, jamais!!!
  • O aperto no pescoço quando se usa gravata não é causada pelo nó da gravata, mas sim pelo colarinho mais apertado do que devia. Para evitar esse desconforto, escolha bem as suas camisas! Quem usa colarinho número 5 normalmente consegue abotoar os colarinhos número 4, mas aí passa o evento inteiro sofrendo.
  • Prendedores são elegantes, mas use-os no ponto correto: 20 cm acima da ponta da gravata, ou na linha do bolso do paletó ou blazer e o estomago, prendendo-a à camisa. E evite usá-los em ocasiões formais.

gravata_prendedor_desen_01 jeans-com-social-e1350045213968

  • O tamanho certo da gravata é aquele que toca ou no máximo cobre a fivela do seu cinto quando está de pé por isso, coloque a gravata somente depois de já ter vestido e ajustado todas as demais peças, incluindo as que são essenciais para a própria colocação da gravata. Gravata abaixo ou acima do cinto vai chamar a atenção de forma negativa.

duplo-1 personal-stylist-masculino-altura-gravata

  • Gravata com jeans exige algumas condições: Com camisa e sapato sociais e calça impecável, sem detalhes ou rasgos e sempre uma lavagem mais discreta. Deve usar blazer mais acinturado para compor um look mais moderno. Não dá pra tirar o blazer, ele é que dá o charme do visual. Só de calça e camisa a gravata fica deselegante. Essa combinação é ideal para jantares com amigos, reunião casual ou eventos em que o terno não é imprescindível.

blazer-04 o_que_vestir_formatura_homem_ft04

  • Se usar apenas colete e gravata, sempre deixe o último botão desabotoado.

16-mpm

  • Quando usar camisa com terno ou blazer os punhos devem aparecer cerca de meia polegada que corresponde a pouco mais de 01cm (1,27cm).

18-mpm

  • Para apertar o nó da gravata, use a covinha apertando-a para ajustar.

25-mpm

  • Se você transpira muito, use uma camiseta debaixo da camisa social, ela impedirá que a camisa se molhe muito.

24-mpm

  • Quando estiver usando terno ou blazer, se estiver de pé, deixe o ultimo botão aberto, se sentar abra-o completamente, isso contribui para a boa conservação da peça. Se estiver usando colete, pode manter a peça de cima completamente aberto e o ultimo botão do colete aberto. E ainda, se estiver usando lenço no bolso, certifique-se que não é na mesma cor da gravata.

3 10-mpm

  • Para saber como guardar suas calças sociais, veja o video: https://www.youtube.com/watch?v=D_YdPNWvXOI

Alguns nós de gravata tradicional e borboleta:

220px-HowToTieBowtie_second-way-A halve-windsor volare_cravatta img_no-de-gravata-diferente-3 NO-GRAVATA

Espero que tenham gostado!!! Até o próximo post!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s