Vestido chemise em 1969.

Vestido Chemisier ou Chemise – como se fala, o que é e como usar!

Hoje falaremos sobre  um vestido tipo camisa que muitos dizem que foi usados pelas mulheres no período da guerra, outros dizem que surgiu nos anos 70, outros dizem que o modelo era rodado, enfim se diz muitas coisas mas qual é a verdadeira história??? Como podemos usar??? Qualquer mulher pode usar??? Vamos às respostas!!!

O que é?

E muito comum as pessoas confundirem Chemisier com Chemise. Ambas as palavras vem do francês mas o significado tem uma diferença.

Chemisier significa Camisa de Mulher; Chemise significa Camisa (masculina) e ainda tem a Chemisette (camisete) que é a camisa de mangas curtas.

No caso do vestido, Vestido Chemise (Robe Chemise) é aquele mais parecido com camisa, e Vestido Chemisier é aquele com caracteristicas mais femininas como bordados babados, etc. Essas diferenças aplicamos por causa do significado em frances mas se queremos  ficar despreocupados, chamar de Vestido Camisa é a melhor forma visto que na lingua portuguesa a palavra Camisa serve para os dois generos!

História

A camisa que hoje conhecemos derivou da túnica que foi a roupa primitiva. Ela era longa, depois passou a ser curta usada com calça, depois passou a ter amarrações no peito e no seculo 19 passou a ser um pouco mais longa e com botoes no peito, depois passou a ter fechamento todo em botão  e com o tempo foi sofrendo mudanças até se tornar a camisa que conhecemos hoje. De roupa intima passou a ser peça fashion e indispensável no guarda-roupa tanto masculino como feminino mas no inicio era uma peça unica e exclusivamente feita para os homens.

 

Nos anos 20 a moda sofreu mudanças pois as saias encurtaram e os corsets e saias rodadas foram abolidos. Isso era o reflexo do movimento Boêmio e também da emancipação feminina. Em 1928  a crise da Grande Recessão que se instalava e piorou depois da queda da Bolsa de Valores de Nova Iorque em 24 de Outubro de 1929. A crise se arrastou por toda década de 30 pois matérias primas eram difíceis de encontrar, de comprar, exportar, e por isso as donas de casas, com poucos recursos, começaram a fazer vestidos tipo camisa pois não precisava de muito pano visto que o corte era reto e o fechamento era com botoes na frente mas com um toque feminino. Com o inicio da Segunda Guerra Mundial em 01 de setembro de 1939, a coisa piorou e as mulheres passaram a usar camisas também, de inicio eram as camisas dos maridos pois a maioria estavam em combate na guerra, depois começou a ser feitas as camisas femininas que tem até hoje como diferença é o lado de abotoamento.

 

Terminada a guerra em 02 de Setembro de 1945, as mulheres começaram sentir falta da sofisticação e glamour do passado por isso, em 12 de Fevereiro de 1947 Christian Dior lançou o “New Look” que consistia em cintura marcada e saia rodada e com isso os vestidos camisa ganharam características mais femininas, estilo que permaneceu por todo os anos 50. Nos anos 60 ainda se usava a versão rodada mas a versão justa começou a ganhar o público.

The NEW LOOK, apresentado por Christian Dior em 12 de Fevereiro de 1947.
The NEW LOOK, apresentado por Christian Dior em 12 de Fevereiro de 1947.
Audrey Hepburn, usando vestido chemise em 1955
Audrey Hepburn, 1955, em Roma gravando o filme Férias em Roma.
Marilyn Monroe usando vestido chemise em 1962.
Marilyn Monroe usando vestido chemise, em 1962, nas gravações do filme Something’s Got to Give , que infelizmente não foi acabado por ocasião de sua morte

No fim dos anos 60 e começo dos 70 o vestido camisa varia entre longo e curto e nos anos 80 e 90 volta com cara de camisa, em 2000 vem na versão romântica com babados e hoje é encontrado em várias versões para vários estilos.

 

Como usar

Tudo depende do estilo! No estilo Chemise, longo ou curto, se pode usar com tenis, sapatilhas, sandalias flats, anabela ou ankle e dependendo da cor pode-se usar salto. No estilo Chemisier, se pede algo mais feminino então os melhores sapatos são de salto, botas ou ankle boots, sapatilhas, etc. Os cintos podem ser finos, médios ou largos, tudo dependo do look e do corpo mas a maravilha é que o Vestido Camisa favorece qualquer tipo de corpo!  Algumas regrinhas:

  • Seios grandes:  é melhor evitar detalhes como bolso e babados na altura do peito;
  • Barriga: usar cinto fininho, mas sem apertar, para não ressaltar o volume abdominal;
  • Baixinha: usar de preferencia com sapatos abertos ou cores neutras como nude e bege, ou usar o vestido curto ou longo;
  • Altas: usar cinto largo que se destaque e/ou sapatos que se destaque.

 

Algumas famosas usando Vestido Camisa:

 

Espero que tenham gostado e que os modelos ajudem na composição do seu look!

Beijos à todos!!!

XOXO

Veja mais looks em: http://bit.ly/29uyrfl

 

Anúncios

Um comentário sobre “Vestido Chemisier ou Chemise – como se fala, o que é e como usar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s