Estilo Militar: De onde vem e como usar?

A transformação do vestuário militar em moda tem uma longa história. Na verdade, os desenhos de alguns dos estilos mais populares de hoje, verdadeiramente se originaram de roupas destinadas à guerra. Mas porque incorporar este estilo à moda?

Historia

No século XVIII (sec.18 de 1701 à 1800), os soldados usavam vestimenta civil mas com as cores da bandeira de seu país.

O surgimento do uniforme militar começou no período napoleônico (1793-1815), com uniformes coloridos e elaborados. Alfaiates, costureiras e, mais tarde, estilistas adotaram características do estilo militar como botões dourados, cordoes dourados, bolsos de peito, botas de joelho alto, cintos, fivelas.

Mais tarde, no século 19, os uniformes militares vieram menos glamorosos, sem brilho, sem o colorido original mas mesmo assim caiu no gosto popular e virou moda.

A calça cargo, parkas e jaquetas aviadores serviram de inspiração para grandes estilistas e até mesmo camuflagem. Nos últimos 200 anos, este “empréstimo” de estilo militar foi motivado por uma mistura de romantismo, praticidade e estética.

No entanto, é importante notar que as influências entre os uniformes militares e vestimenta civil fluem em ambos os sentidos. Isto é, no inicio se usava vestimenta civil e estas foram aperfeiçoados para uso militar, depois alguns aspectos dos uniformes militares foram incorporados na vestimenta civil. Por exemplo, a cor cáqui, da palavra persa khak , que significa poeira, terra ou lama – foi emprestada do guarda-roupa pessoal de soldados indianos que tingiam suas roupas com pigmentos naturais para disfarçar a sujeira. A cor cáqui foi adotada pelos exércitos para ocultação, em seguida, voltou à vestimenta civil como uma cor elegante.

Na década de 40, por causa da segunda guerra mundial, era um sinal de patriotismo fazer roupas com influência militar. Isso incluía a marinha, é claro!

O estilo militar vem sendo inspiração já à algumas estações desde 2012 e no ano de 2017 está presente em todas as estações. Dolce&Gabbana, Victoria Beckham, Marc Jacobs, Roberto Cavalli, entre outros, trouxeram essas inspirações para a passarela, tanto inspirada na era Napoleônica como nos tempos atuais. No outono/inverno o estilo militar em blazers, casacos e vestidos serão a sensação do momento.

 

Como usar?

Não tem segredo para compor um look usando uma peça em estilo militar pois este estilo permite looks casuais, esportivos, sociais e até elegantes. O único cuidado que se deve ter é não querer parecer uma caricatura de um soldado. Os casacos, blazers e vestidos nesse estilo podem ser usados tanto em looks casuais como também sociais e elegantes, e visto que essa será a peça em destaque, deve-se procurar usar acessórios mais discretos. Nao tenha medo desse estilo, use e abuse dos botoes dourados, bolsos grandes, abotoamento duplo e fique na moda!

Veja o álbum de idéias para blazers em estilo militar: http://bit.ly/Tendencia2017-BlazerMilitar

Até à próxima pessoal! Um forte abraço!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s