Estilo Militar: Parka

Historia do casaco de Parka

Originalmente, a Parka( ou Parca) nada tinha a ver com a guerra ou estilo militar. Na verdade ela foi projetada pelo Inuits, nação indígena esquimó, no ártico canadense. Como uma tentativa de ficar quente e seco durante a caça ou uso de caiaque, eles criavam suas roupa com pele. Na verdade, a palavra “parka” veio do significado da língua Nenets para ‘pele animal’ e o nome tem sido usado desde então. As parkas eram usadas principalmente por mulheres Inuit e o casaco tradicionalmente apresentava uma bolsa de bebê.

Parka original feita pelo povo Inuits de pele animal.
Parka original feita pelo povo Inuits de pele animal.
Família de esquimós usando Parka. A mãe usa uma com a bolsa de bebê.
Família de esquimós usando Parka. A mãe usa uma com a bolsa de bebê.

Após a Segunda Guerra Mundial, foi desenvolvido um casaco baseado na parka original mas esta era feita de nylon e forrada com lã para proteger os soldados de temperaturas de até -60°C. Alguns modelos foram chamados de N-3B Snorkel pois podia-se fecha-la até o nariz mantendo aberta apenas na parte dos olhos, lembrando o snorkel de mergulho.  Apesar da Snorkel ser a preferida, também tinha a parka com abertura normal mas com pelos no capuz para proteger de ventos e este modelo é muito usado em na Europa no inverno e também em países onde o frio é rigoroso e/ou neva.

Depois em 1965, a Parka foi remodelada e ficou conhecida conhecida como Casaco M-65, ou Fishtail Parka ou Parka de pescador, devido a ser parecida com as capas que pescadores usavam para se proteger do frio e da água do mar em suas embarcações pesqueiras. Foi desenvolvido durante a Guerra da Coréia para uma vez mais se adaptar a diferentes condições climáticas e foi introduzido para o Exército, Corpo de Fuzileiros Navais e Força Aérea. Resistente à água, com uma capa oculta (na verdade eram duas em uma: a capa de lã ou pele era removível) para maior calor, duas ombreiras e mais bolsos para transportar equipamentos extras e acessórios ela se tornou uma vestimenta indispensável e preferida entre aqueles que serviam no ar e no campo de batalha.

A Parka e a moda

A versatilidade da Parka ultrapassou as fronteiras do Ártico e das bases militares e se espalhou pelo mundo como uma peça fashion e icônica. Por muito tempo ela foi usada como parte do guarda-roupa masculino. Graças aos gostos de superstars como Mick Jagger e Sylvester Stallone no filme Rambo, a Parka Fishtail se tornou um dos estilos mais notáveis no mundo da moda.

Mike Jagger, Londres, 1965
Mike Jagger, Londres, 1965
Sylvester Stallone em Rambo, 1982.
Sylvester Stallone em Rambo, 1982.

Em anos mais recentes a parka foi remodelada para propósitos mais comerciais e acabou virando febre entre as mulheres. Hoje é possível encontrar parkas com capuz e forro removível, sem forro, com forro de lã ou pelo sintético, etc. Mas não vamos confundir a Parka com a Camisa Militar pois este vem sendo um erro bem comum e também não existe parka sem mangas, tipo colete, este é Colete Cargo. Vale a pena lembrar que a Parka segue sempre o estilo de casaco, feito de nylon ou outro artigo sintético e não possui punho. Nunca será usado sozinho, diferente da Camisa ou Jaqueta Militar mas isso será abordado no próximo post.

Como usar?

 Visto que a Parka é apenas um casaco para ser usado durante o frio, não há regras de como usar pois o objetivo da parka é apenas aquecer! Ela não é uma peça fundamental para o look como uma blusa, um blazer ou uma camisa, por isso, seria deselegante usar parka dentro de um ambiente fechado, a não ser que o ambiente esteja frio a ponto de ser necessário o seu uso. Se não, entrou, tirou! Ela pode ser usada com look social, casual, esportivo, etc. A unica dica seria adaptar a cor da Parka à ocasião, por exemplo: se você trabalha em um ambiente executivo e precisa sair de seu escritório para ir à outro local para uma reunião de negócios, encontro com clientes ou algo desse tipo, ou você irá à um evento mais formal, social que exige um look mais discreto e sério então o melhor é usar cores mais escuras, mais sóbrias, como azul, marrom, preto, cinza, mostarda, bege e até mesmo verde.

Cores como vermelho, amarelo, roxo, ou qualquer cor mais intensa também pode ser usada para trabalho e dá um ar mais despojado, se isso não for um problema, estas cores podem dar um toque especial no look.

Nos próximos posts conheceremos a historia da Camisa ou Jaqueta Militar e também do Colete Cargo. Espero que tenham gostado da matéria e se tiverem alguma sugestão de matéria é só  envia-la por email ou nos comentários!

Um super beijo à todos!!!  XOXO

Veja o álbum de idéias para looks com Parka: http://bit.ly/AlbumParka-Feminino

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s