Bolinhas – O ponto da Moda!

Se tem uma estampa que é a preferida da maioria das mulheres essa é a estampa de Bolinhas. No padrão pequeno, médio ou grande, ela é muito procurada não só em vestuário mas também em todos os tipos de acessórios que vai desde produtos de beleza até acessórios de cozinhas. Mas de onde vem?

Historia

As Bolinhas, também chamadas em inglês de Polka Dot (pequenos círculos, sendo Polka em referencia a dança Polca que era dançada em círculos)  e em francês Petit Pois (pequenos pontos – lê-se Poá), surgiram nas roupas de dançarinas de flamenco mas não se sabe bem o ano ou a época em que a estampa de Bolinhas foi introduzida na moda. Há especulação que as Bolinhas foram originalmente destinados a cobrir buracos de traça em vestidos de lã de mulheres, tipo um remendo, mas não é confirmado. O que se sabe é que a partir do século 19 a estampa de Bolinhas passou a ser mais comum em vestuários no Reino Unido.

A referencia mais antiga da estampa de Bolinhas na moda se vê na pintura “A Reunião de Família”, de 1867, do pintor Frédéric Bazille, onde aparece duas jovens usando vestido com estampa de Bolinhas.

Pintura de  Frédéric Bazille's, de 1867 - Family Reunion
Pintura de Frédéric Bazille’s, de 1867 – Family Reunion

Embora a estampa de Bolinhas seja a preferida entre as mulheres, ela também está presente na moda e no universo masculino. Em 1965, Bob Dylan apareceu na capa de seu álbum “Just Like Tom Thumb’s Blues” usando uma camisa verde com estampa de Bolinhas mas no padrão médio.

Bob Dylan - Just Like Tom Thumb's Blues, 1965.
Bob Dylan – Just Like Tom Thumb’s Blues, 1965.

 

Por volta do anos 70 ainda, sem saber bem especificamente o ano, o musico e cantor de Jazz e Blues, Buddy Guy, começou a se apresentar com uma guitarra preta com bolinhas bege. Recentemente em sua biografa, Buddy Guy disse que quando ele saiu de sua casa para ir para a Califórnia atrás de um trabalho melhor, ele prometeu a sua mãe doente devido à um derrame, que quando ele ficasse rico ele compraria um Cadillac com bolinhas para ela. Em 1968 sua mãe morre sem nunca te-lo visto tocar e então ele encomendou a famosa guitarra Polka Dot que levou uns 05 anos para ficar pronta mas que se tornou sua marca registrada literalmente. A guitarra com esta estampa era para lembra-lo da promessa que fez à sua mãe e também mante-la perto de si. A partir daí até sua roupas eram com estampa de Bolinhas e ele possui mais de 100 guitarras com Bolinhas.

 

Bolinhas e a Moda

Não se sabe bem ao certo quando a estampa de Bolinhas começou a fazer parte da moda. Como vimos no quadro de Frédéric Bazilles de 1865 e algumas fotos da mesma época, as mulheres já faziam uso dessa estampa. Em 1926 ela se tornou popular nos Estados Unidos após a Miss América ser fotografada vestindo maiôs com bolinhas. Pouco depois, em 1928, a Disney apresentou seu desenho animado com a Minnie Mouse usando vestido com bolinhas. Ao longo da década de 30, vestidos com estampas de bolinhas começaram aparacer nas lojas e vinham adornados com laços e fitas deixando-os românticos.

Em 1947, Christian Dior lança sua coleção em Paris, que foi chamada de New Look devido a transformação na maneira de vestir a mulher. Modelos um pouco mais decotados nos ombros, mais justos no corpo ou com cintura bem marcada. Entre estes modelos ele apresentou vestidos com estampa de Bolinhas. A alta costura ganhou uma repaginada e com isso a estampa de Bolinhas ganhou o mundo e por isso, a partir dos anos 50 a estampa de bolinhas se tornou tao popular.

Alguns vestidos com estampa de bolinhas viram ícone do seu tempo, como por exemplo o vestido branco de bolinhas pretas de Marilyn Monroe no filme “The Seven Year Itch – O Pecado Mora ao Lado”, de 1955. E quem não se lembra do vestido marrom de bolinhas brancas de Julia Roberts no filme “Pretty Woman – Uma Linda Mulher”, de 1990???

Seja como for, a estampa de Bolinhas caiu nas graças do publico, tanto feminino como masculino e hoje muitos estilistas as tem em suas coleções.

 

Como usar:

Usar estampa de Bolinhas não tem segredo pois pode-se usar com outras estampas tranquilamente, floral, leopardo, listras, outras bolinhas, etc.

525835c515ab763da1a2632fa1fda8370ce07f0b78e93a5cb7aaf072ed6ccf4250d2b6fb3be4b79412141975e825a1675036de44237781cac8907da8eb579cb4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Use e abuse da estampa de Bolinhas! Elas vão bem em qualquer ocasião e em qualquer estação do ano. Quer dar um charme ao look??? Use uma peça com Bolinhas!

Espero que tenham gostado e que seja de ajuda!!! Mil beijos!!!

Camila Narracci

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s