GOLDEN GLOBE: A história por trás do glamour da premiação!

Todo ano, em Janeiro, ouvimos falar do tal Golden Globe Awards, ou Globo de Ouro, que são as premiações que antecedem ao Oscar. Também é o chegado momento para ver as celebridades no red carpet, ou tapete vermelho do glamour, mas qual é a história por trás do Golden Globe? Vamos descobrir!

História

O Golden Globe ou Globo de Ouro é um prêmio criado em 1944 para reconhecer a excelência no cinema , americano e internacional, e na televisão americana . Este é um prêmio concedido pela Hollywood Foreign Press Association, uma associação formada por 93 membros de aproximadamente 55 países, fundada em 1943, por jornalistas estrangeiros de Los Angeles que queriam um processo de distribuição mais organizado de notícias de cinema para mercados fora dos EUA.
A primeira cerimônia de premiação do Golden Globe foi realizada em 20 de Janeiro de 1944, nos estúdios 20th Century-Fox, que homenageou as melhores realizações do cinema no ano de 1943.  Nessa premiação a atriz  Jennifer Jones recebeu o prêmio de Melhor Atriz por The Song of Bernadette (A Canção de Bernadette, em português)que também ganhou o prêmio de Melhor Filme, enquanto Paul Lukas levou para casa os louros de Melhor Ator por Watch on the Rhine (Horas de Tormenta,em português) . Os prêmios foram apresentados na forma de pergaminhos. Infelizmente não encontrei fotos da premiação mas encontrei fotos do Oscar onde Jennifer Jones e Paul Lukas venceram.


De 1951 a 1980, surgiu um outro premio dentro do Golden Globe, o Henrietta. Este prêmio era dado à atrizes e atores que fossem considerados os melhores do mundo, baseando-se não apenas no filme que fizeram mas também na fama que tinham em todo mundo, no tanto que eram noticia em todo mundo, etc. Entre os nomes famosos que ganharam este prêmio estão: Marilyn Monroe, Marlon Brando, John Wayne, Jane Fonda, Grace Kelly, Paul Newman, Sofia Loren, Clint Eastwood, Elizabeth Taylor, Julie Andrews, John Travolta, entre outros.

Marilyn Monroe e seu prêmio Henrietta Awards, 1952.

Em 1952, a Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood tomou a decisão de estabelecer um prêmio honorário especial para reconhecer contribuições extraordinárias à indústria do entretenimento. Reconhecendo seu assunto como uma figura internacional na indústria do entretenimento, o primeiro prêmio foi entregue ao diretor e produtor, Cecil B. DeMille , em Fevereiro de 1952 (sem foto). O nome oficial do prêmio passou a ser o Cecil B. DeMille Award . Um ano depois, em 1953, o prêmio foi entregue ao produtor Walt Disney. Este ano, 2020, o prèmio Cecil B. DeMille Award foi entregue à Tom Hanks,


O Globo de Ouro era limitado ao cinema até 1956, quando começaram a ser entregues também para a televisão.

A partir de 1963, os troféus começaram a ser entregues por uma ou mais pessoas (exclusivamente mulheres no início), conhecidas como “Miss Golden Globe”, um título renomeado em 5 de janeiro de 2018 para “Golden Globe Ambassador “. Os detentores do cargo eram, tradicionalmente, as filhas ou, às vezes, os filhos de uma celebridade, e como motivo de orgulho, esses freqüentemente continuavam sendo disputados entre os pais de celebridades. 

Os Globo de Ouro eram limitados ao cinema até 1956, quando começaram a ser entregues também para a televisão. A cerimônia de entrega de 2008 foi cancelada devido à greve dos roteiristas, porém os prêmios foram concedidos e entregues.

Golden Globe Awards de 1950 – 2000 – Foto: HFPA

Em 2009, a estatueta do Globo de Ouro foi redesenhada (mas não pela primeira vez em sua história). O Society Awards de Nova York colaborou por um ano com a Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood para produzir uma estatueta que incluía um mármore exclusivo e aprimorou a qualidade e o conteúdo de ouro da estatueta.

Golden Globe Awards a partir de 2019. Foto: HFPA

No total são entregues 27 prêmios, sendo 15 para o cinema e 12 para televisão.

Os ganhos gerados a partir da cerimônia anual permitiram à Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood doar milhões de dólares para instituições de caridade relacionadas ao entretenimento, além de financiar bolsas de estudos e outros programas para futuros profissionais de cinema e televisão.

Mas de onde vem esses ganhos??? Na premiação do Golden Globe não existe bilhete de entrada que se possa comprar, todos os que estão ali são atores ou celebridades que foram convidados e tem direito de levar quem quiser. Durante o jantar de premiação, os convidados fazem doações que são usadas para fins de caridade e a festa é feita a partir de patrocínios.

Mesmo com todo glamour e com pessoas tao importantes o Golden Globe também tem seus “altos e baixos” para não dizer Bafos, kkkkkkk. Mas este assunto fica para o próximo post.

Espero que tenham gostados das informações aqui contidas e que possam ser de proveito de alguma forma.

Um grande beijo e fiquem com Deus! XOXO



(Fontes: HFPA, Enciclopedia Britannica, Wikipedia English, Cecilbdemille)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s