Na minha pagina no Facebook, recebi recentemente algumas mensagens de mulheres que gostam de camiseta estampada mas que viram em um perfil no Instagram, uma blogueira dizendo que usar esse tipo de camiseta deixava o look infantilizado e deselegante. Elas me perguntaram se por morar num país onde a moda é muito valorizada, ou melhor, é uma coisa natural, se as pessoas usam esse tipo de camiseta e também queriam dicas que como poderiam adaptar essa peça principalmente ao look de trabalho, então decidi escrever este post para dar uma luz à essas queridas.
Afinal, camiseta estampada é infantil e/ou deselegante?
História da Camiseta
A camiseta é uma evolução da roupa íntima que se usava no século 19, que até então era composta de peça única ou duas peças, sendo a camiseta com botões. Até hoje ela é usada na Europa como roupa intima, o que a difere da camiseta comum é o tipo de colarinho, pois não possui gola mas apenas costura overloque ao redor, e tem para climas diferentes, algodão para o calor e tipo segunda pele para o frio.



Entre 1898 e 1904, durante a Guerra Hispano-Americana, a primeira camiseta confeccionada foi anunciada em uma revista pela empresa Cooper Underwear Company, que anunciava a peça como “roupa para homem solteiro que não sabia costurar”, isso porque a camiseta intima possuía botões antes dessa nova repaginada. Originalmente era uma peça masculina, por isso, em 1913, a Marinha Americana, confeccionou camisetas para que marinheiros as usassem, pela primeira vez, por baixo dos uniformes pois facilitava o trabalho em locais quentes como submarinos, assim era possível tirar o uniforme e ficar de camiseta, mantendo o uniforme limpo. A camiseta também começou a ser usada como roupa de trabalho por trabalhadores como estivadores, garimpeiros e agricultores pois era barata, fácil de vestir e fácil de lavar.


Primeira foto: Anúncio da Cooper Underwear Company/ Segunda foto: Marinheiro da Marinha Mercante dos EUA em 1944
Em 1920 a palavra T-Shirt, camiseta em inglês, passou a fazer parte do vocabulário americano depois de sua menção no livro Este Lado do Paraìso – “This Side of Paradise” de F. Scott Fitzgerald, levando inclusão da palavra no dicionário Merriam-Webster.
Camiseta na Moda
Com a reprodução em várias cores e estampas, a camiseta passou a ser a roupa masculina preferida entre jovens e adultos, mas mesmo assim, não era ainda uma peça para sair. Tudo mudou quando Marlon Brando apareceu no filme A Streetcar Named Desire – Um Bonde Chamado Desejo, usando uma camiseta como parte de um look casual. E em 1955, James Dean reforçou a imagem de rebelde, no filme Juventude Transviada – Rebel Without a Cause, quando apareceu usando camiseta com jaqueta de couro. Isso fez com que tanto homens como mulheres quisessem usar a peça, disparando a vendas entre o publico feminino.






“Foi uma rebeldia, porque as camisetas eram, na verdade, roupas de baixo… Foi uma declaração dura à política”, disse Dennis Nothdruft, curador da exposição intitulada T-shirt: Culto — Cultura — Subversão, que apresentou a história radical da camiseta no Fashion and Textile Museum em Londres em 2018.

Camiseta Estampada
Até 1942, o uso de camisetas estampadas estavam limitadas ao uso militar até que um soldado da Air Corps Gunnery School, apareceu com uma camiseta estampada na capa da revista Life. A partir daí começou a ser usada como uniforme de trabalho e de escola e na década de 1960, as camisetas estampadas ganharam popularidade para autoexpressão, bem como para anúncios, protestos e lembranças, fazendo com que houvesse inovações no campo da impressão, incluindo o nascimento da serigrafia, transformando a indústria de camisetas no que é hoje.


Camiseta Estampada e a Moda Hoje
Atualmente as camisetas, estampadas ou não, estão disponíveis em muitos modelos, tecidos e estampas diferentes, estando entre as peças de vestuário mais usadas e mais vendidas hoje. Isso também fez com que as grandes marcas as introduzissem nas suas coleções com desenhos, logos, frases, etc, transformando-a em uma peça fashion, por isso se tornou tão fácil usá-las até mesmo de maneira mais chique.






Elegante ou Não?
Como eu disse lá no começo, algumas mulheres me enviaram mensagens perguntando se usar camiseta estampada, principalmente para trabalhar, deixava o look infantilizado, brega, deselegante, como elas ouviram de uma blogueira.
A resposta é: DEPENDE! Depende de como compor o look! Lembrando que a camiseta, estampada ou não, configura um visual mais casual por isso não seria a melhor escolha para certas ocasiões onde se pede um vestuário mais formal ou social. Para o trabalho, desde que seja liberado, a camiseta estampada pode compor looks bem modernos e ser um casual elegante, por isso, eis algumas dicas:
- Com calça jeans e blazer: o jeans pode ser de qualquer modelo mas evite calças rasgadas, as famosas Destroyed. Se gostar, abuse dos blazers, principalmente nas cores que estão em alta como rosa, fúcsia, verde, azul e roxo, se você gostar dessa cores, se não, use cores neutras mesmo como branco, bege, marrom, preto e cinza. Os sapatos podem ser de salto alto, baixo ou até mesmo tênis. Veja alguns exemplos abaixo:






- Com calça social: elas dão um ar mais elegante ao look do que o jeans mas também podem ser usadas com vários estilos de sapato, basta decidir qual a linha queira seguir. Podem ser de couro, justas, pantalona, podem combinar com a cor da camiseta ou com uma das cores da estampa, pode ser de cor diferente o que você preferir ou tiver no guarda-roupa, o importante é não abusar dos acessórios pois se for na medida certa você vai arrasar com certeza.






- Com saias: segue a mesma dica da calça jeans e social, se for jeans, evite as rasgadas, se for social, qualquer modelo. Se quiser um look mais sério, evite saias rodadas.






- Com terninhos: apesar de ser mais social, o “terninho” pode ser combinado com camiseta, seja ela estampada ou não. Para uma linha mais social, usa-se sapatos sociais, para um look mais despojado, casual elegante, usa-se sapatos menos sociais.









Com todos os exemplos acima, ficou bem claro que é possível usar camiseta estampada e compor um look bem legal para trabalhar, passear, etc. Lembre-se sempre que para cada ocasião e dependendo da profissão existe um Código de Vestimenta, se esse não for o caso, use e abuse das dicas!
Para ver mais looks, consulte os albuns na minha pagina do Facebook.
Espero que as dicas sejam de ajuda!!! Um super beijo!
Camila Narracci.
Referências
- https://fashiontextilemuseumblog.wordpress.com/2021/02/24/exhibition-archives-t-shirt-cult-culture-subversion
- A Historia da Camiseta, 01
- A Historia da Camiseta, 02
- Exhibition Archives: T-shirt: Cult – Culture – Subversion, 2018
- T-SHIRThttps://en.wikipedia.org/wiki/T-shirt
- ^ “Uma análise do impacto ambiental de uma camiseta de algodão – Treefy” . Recuperado 2021-02-27 .
- ^ Kennedy, pagão (22 de setembro de 2013). “Quem fez essa camiseta?” . O New York Times . O New York Times . Acesso em 6 de novembro de 2020 .
- ^Saltar para:a b “História da T-shirt”. Busca deT.
- ^Saltar para:a b c Harris, Alice. O brancoT. Harper Collins, 1996.
- ^ “A Streetcar Named Desire – AMC filmsite” . Filmsite.org. 1947-12-03 . Recuperado 2010-10-26 .
- ^ “Artilheiros Aéreos” . Vida . Vol. 13, não. 2. Time Inc. 13 de julho de 1942 . Consultado em 23 de junho de 2022 – via Google Books.
- ^Saltar para:a b Sally Larsencom Neeli Cherkovski,Japlish, Pomegranate Art Books, San Francisco, 1993,ISBN1-56640-454-1
- ^ Cumming, Valerie; CW Cunnington e PE Cunnington (2010). O Dicionário de História da Moda . Editora Berg. pág. 211. ISBN 978-1-84788-534-0.
- ^ “31 DIYs de camisetas que são perfeitos para o verão” . Buzzfeed. com . Consultado em 1 de julho de 2016 .
- ^ Pieri, Kerry (2013-10-03). “Estilo de rua: semana de moda de Paris 2014” . Arquivado do original em 30/05/2014 . Recuperado 2018-03-13 .
- ^ Monster T-shirt ART , catálogo da Monster Corporation #3, Mill Valley 1974
- ^ The Most Famous Statement T-shirts por SoJones Asmara, 10 de setembro de 2009
- ^ Arquivo: The Rolling Stones Tongue Logo.png
- ^ “Golpe da tripulação” . Merriam-Webster Online . Consultado em 2 de agosto de 2010 .
- ^ “Suéteres ficam volumosos” . Milwaukee Journal Sentinel . 25 de agosto de 1957. p. 2 . Consultado em 2 de agosto de 2010 .
- ^ Kirby, Michael B. (Primavera de 2008). “90º IDPG História da camiseta durante a Segunda Guerra Mundial” . Grupo de Preservação da 90ª Divisão de Infantaria . Consultado em 2 de agosto de 2010 .
- ^ Steve Rodes. “Impressão CMYK” . ImpressionzPrinting. com.
CMYK é uma técnica amplamente utilizada para replicar imagens coloridas em fundos de cores claras.
O processo de cores originou-se para reproduzir com precisão a arte em papel branco.
- ^ Huston, Lance. “Assunto: Re: tinta chino ??” . ScreenPrinters.Net. Arquivado do original em 23 de setembro de 2013 . Acesso em 13 de janeiro de 2018 .
Chino é um sistema de mistura Rutland INK BASE especial. Enquanto na superfície parece semelhante a uma base reduzida, ele tem uma qualidade de impressão exclusiva que oferece uma sensação de base d’água, sem os incômodos das tintas à base de água.
- ^Saltar para:a b “Paz, Amor e Tie-Dye”. Iml.jou.ufl.edu. Arquivado dooriginalem 27/09/2013. Acesso em 31 de outubro de 2017.
- ^ Taylor, Carol. O grande livro de camisetas!: Faça seus próprios designs espetaculares e únicos. Nova York: Sterling Pub., 1992. Impresso.
- ^ “T-shirt por Darwin” . NYMag. com . Recuperado 2017-05-23 .
- ^ “Bullet Hole Tees: Coleção de camisetas cápsula de Terence Koh para a cerimônia de abertura” . TrendHunter. com . Recuperado 2017-05-23 .
- Fotos: Pinterest