Voilette, Casquette, Hatinator e Fascinator: qual a diferença e quando usar?

Este é um assunto muito procurado principalmente por noivas e muitas vezes elas se confundem devido à muitas informações erradas encontradas em sites brasileiros por isso, para essa matéria consultei sites estrangeiros de onde se originou esses acessórios.

 

Voialette

Voilette é uma palavra feminina (La Voilette) de origem francesa e significa Pequeno Véu. No caso do adorno, Voilette, segundo o dicionário Larousse significa: ” Pedaço de véu de tule (ou renda) colocado na borda de um chapéu e que cobre o rosto parcial ou totalmente.” 

A Voilette apareceu no século 19 sob a forma de véu preso à um chapéu e se tornou popular através de Catherine Reboux, “a rainha das modistas” doas anos 20 e foi disseminada por grandes nomes da moda como Coco Chanel e Dior. Apòs inventar o chapéu minimalista Cloche, ela decidiu fazer um menor ainda e enfeita-lo com um pequeno véu. A partir daì apenas o pedaço de véu começou a ser usado também dando origem ao ornamento chamado Voilette. A Voilette não surgiu para se proteger de poeira ou insetos, como observado em alguns sites brasileiros, esta tarefa era conferida à grandes chapéus que eram recobertos por véus de tule ou tecido transparente que nada tem à ver com a Voilette pois esses tecidos eram compridos até os ombros. Sendo assim, a Voilette nada mais é que um pequeno véu preso à um chapéu ou pode ser um pedaço de véu com pequenos enfeites como pérolas, miçangas, strass, etc.  Sendo assim, quando um determinado chapéu tem um pequeno véu não significa que ele é uma Voilette mas sim que possui uma voilette por isso o nome do chapéu permanecerá independente de ter ou não uma Voilette.

Como usar:

  • A voilette propriamente dita pode ser usadas em ocasiões como festas de casamento à noite, desde que você seja madrinha, ou algum tipo de ocasião que exija traje formal, de gala.
  • A voilette também pode ser amplamente usada por noivas tanto de dia como à noite, em cerimonias civis ou religiosas, ambientes fechados ou abertos.

 

Fascinator e Hatinator

Fascinator é um acessório de cabelo muitas vezes usado em eventos formais britânicos em substituição ao chapéu. É um estilo de chapelaria mas não é um chapéu e que pode ser pequeno (Cocktail Hat) ou grande e muitas vezes é feito com penas, lã , palha, flores ou pérolas, depende da ocasião. O que caracteriza o Fascinator é a extravagancia!

A primeira menção de Fascinator na história da moda se dá no século 19 onde mulheres usavam um tipo de lenço de malha ou crochê em torno da cabeça e preso embaixo do queixo mas era mais popularmente conhecido como Cloud. As mulheres da nobreza usam este tipo de lenço em tecidos mais refinados e muitas vezes bordados. No final do século 20 e inicio do século 21 é que o termo Fascinator veio a ser mais usado. E em meados de 1990, inspirados nos pequenos chapéus de coquetel dos anos 60 que eram enfeitados com plumas, estilistas começaram a desenhar os Fascinators modernos para serem usados com penteados elaborados. Os Fascinators modernos tem como base um arco, presilha, pente ou faixa. Tem ainda os Hatinators que são fascinators mais em formato de chapéu, embora não seja, e menos chamativo como os fascinators. Em italiano sao chamados de Casquette

Princess-Bea-LP1
O tao falado Fascinator da princesa Beatriz que depois foi vendido por ela num leilão por $99mil dólares!!!

Fascinator grande para casamentos reais e derbys

Fascinator médio à pequeno

 Hatinator ou Casquette ou Cocktail Hat

 

Como usar:

  • O fascinator na forma grande e extravagante està restrito apenas à grandes eventos como casamentos de pessoas importantes ou em corridas de cavalo como  Grand National, Kentucky Derby e o Melbourne Cup.
  • Noivas podem usar também em substituiçao do véu tradicional ou chapéu mas o fascinator pequeno  e/ou estilo Cocktail Hat pode ser mais adequado;
  • Madrinhas devem usar um fascinator menor que o da mãe dos noivos, se a mãe usa o grande as madrinhas podem usar o pequeno, se a mãe usa o pequeno as madrinhas devem usar menor ainda, de preferencia aqueles pequenos com pente que porta flores ou penas pequenas;
  • Se você é noiva, então cabe à você estipular o que cada uma vai usar mas deixo uma dica: apenas uma das figuras devem usar peça com voialette evidente, ou a noiva, ou as mães dos noivos, ou as madrinhas.
  • Se você usar um fascinator que tenha arco ou faixa, faça um penteado que esconda-o pois mostrar o arco ou faixa é deselegante como se mostrasse a alça do sutiã rsrsrsrsrs

 

 

Casquette

A palavra Casquette vem do francês e significa ” Pequeno chapéu com viseira”. Na mais é que um Boné. Esse termo foi adotado somente no Brasil para descrever os pequenos fascinators ou como mostrado acima, os Hatinators.

 

Resumindo:

Cocktail Hat, Casquette, Hatnator é o estilo de Fascinator então pode-se chamar todos por fascinator. Voialette é somente o véu que pode ser aplicado em qualquer um dos tipos de fascinator mas se chama Voilette somente o véu se não é Fascinator à Voialette.

 

Espero que tenham gostado!!! Deixe suas sugestões nos comentários sobre o que achou da matéria ou pedindo outro tipo de matéria!!!

Beijos a todos!!! XOXO

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s