Retrô e Vintage

Retrô e Vintage: Qual a diferença?

Já ouviu falar em Vintage e Retro? Muitas mulheres dizem gostar desse estilo mas qual a diferença entre eles? Saiba agora!

Vintage

O termo Vintage se originou da colheita do Vinho em determinada época e acabou sendo adotada pela moda também para se referir à peças de determinado tempo. Na moda, o Vintage se refere à uma peça antiga. Os historiadores preferem chamar uma peça de vintage a partir do momento que ela tiver mais de 50 anos mas pesquisas recentes dizem que a partir de 20 anos também pode-se chamar Vintage. Já uma peça com mais de 100 anos é uma Antiguidade. Vintage pode-se se referir desde peças de roupas, joias até carros, casas, móveis, etc. Na moda, uma peça vintage é uma peça que foi usada à anos atras. Para entender melhor isso, digamos que você tem uma saia que foi da sua avó, que passou para sua mãe e sua mãe passou para você. Essa saia é uma peça Vintage.

Tem pessoas que dizem que tem um estilo Vintage mas isso só será correto se ela se veste e se adorna com peças velhas e antigas e tem preferencia por peças de antiquários.

Retrô

Retrô é a releitura do antigo ou do Vintage, ou seja, sabe a saia que você herdou da sua avó? Então, digamos que você mandou fazer outra saia usando o mesmo modelo. O modelo é igualzinho mas faz apenas alguns dias ou meses que você mandou a costureira fazer, então, essa peça é Retrô pois é uma copia da peça antiga, é uma copia da peça Vintage. Chamar Retrô de Vintage é um erro!

Uma pessoa pode ter um estilo Retrô! Isso significa que ela usa desde roupas e acessórios que lembram o passado como também ter uma casa decorada com um estilo anos 50 por exemplo. Um exemplo disso é a stripper burlesca Dita Von Teese que veste elegantemente modelos Retrôs dos anos 30, 40, 50 e 60, na maioria das vezes, e também uma coleção de carros datados entre 1930 e 1950.

 

 

O Retrô nos Tempos Modernos

Hoje em dia muitos estilistas lançam coleções com peças retrôs que podem ser usadas tranquilamente sem parecer uma caricatura do passado. Se você gosta desse estilo Retrô mas ao mesmo tempo quer um look moderno, veja alguns looks abaixo:

 

Hoje em dia se pode conseguir uma peça Vintage em brechós especializados ou antiquários, e peças retrôs pode-se comprar em lojas de venda online, desde marcas famosas até sites chineses. Se você gosta deste estilo super feminino, use e abuse na medida certa!

Espero que tenham gostado!

Camila Narracci.

Anúncios

Um comentário sobre “Retrô e Vintage: Qual a diferença?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s