Ladylike e Clássico: Qual a diferença e como usar?

Hoje em dia muito se fala de estilo, mas o que é estilo?

Segundo um dicionario Estilo é a combinação de características ou elementos que se expressam de forma particular (muitas vezes única) e consistente . A palavra Estilo deriva de “STILUS”, a palavra latina para um instrumento afiado usado no passado para escrita permanente em tabuas de argila ou cera. Desse aparelho derivou-se também a caneta Stylus usado em aparelhos eletrônicos como o Tablet e celulares touchscreen.

Na moda, resumidamente, estilo significa a maneira marcante de se vestir de uma pessoa ou um look que lembra algo, por isso hoje temos diversos estilos e muitos são confundidos. Vimos em um post anterior a diferença entre Vintage e o Retrô e hoje veremos a diferença entre o Clássico e o Ladylike

Clássico

O Clássico é uma peça que não é marcada por nenhum período de tempo como especifico por isso nunca sai de moda mas é um estilo muito marcante pois é muito elegante. Este estilo foi usado no passado mas transita em outras épocas inclusive hoje sem parecer uma antiguidade, sem parecer uma caricatura do passado.

 

Uma peça clássica normalmente é mais sóbria, com linhas retas ou com pouco detalhes. Quem tem um estilo Clássico tem preferencia por saias retas, sapatos do tipo scarpins mas sandálias podem ser usadas desde sejam discretas, blusas brancas sem muitos enfeites e acessórios discretos.

 

 

Como usar:

  • Como já dito, o estilo clássico usa linhas retas e poucos detalhes então de preferencia por peças com cores mais neutras, saias retas ou justas, blusas com pouco detalhes e sapatos scarpins. Os acessórios são sempre elegantes e não muito grandes, muitas vezes se usa pérolas ou pedras pequenas.

 

Ladylike

Ladylike é uma expressão que vem do inglês que significa literalmente “Como Uma Senhora” e é definido pelo dicionario da língua como: apropriado para ou típico de uma mulher ou menina decorosa, bem-comportada;
sinônimos: gentil, educado, refinado, polido, decorosa, adequada, correta, respeitável, decente, culto, sofisticado, cortês, elegante, civilizado, gracioso.

Resumindo, o estilo Ladylike é bem feminino, bem comportado, sem decotes, sem peças muitos justas que marcam o corpo, com cumprimento a partir da altura do joelho para baixo, cintura bem marcada, mangas levemente armadas. Usa-se rendas, laços, babados, estampas florais e/ou bolinhas e dá-se preferencia por cores claras ou mistura de tons. Pode ter peças do estilo clássico mas esse estilo não permite o uso de calças pois, segundo a etiqueta, apenas saia é feminina. O interessante neste estilo é que o vestido ou a saia não precisa ser apenas godê, pode ser justa, mas nunca será curta. A parte de cima ou a blusa pode ter alguma transparência mas nunca será decotada e seguindo uma linha mais atual pode ter os ombros à mostra desde que seja de maneira elegante. Só pelo fato de usar uma saia godê não significa que seu look é no estilo Ladylike, lembre-se: estilo é a combinação de elementos!

 

 

Como usar:

  • Visto que é um estilo romântico mas também muito feminino, se usa blusas com laços, rendas, pregas, babados, enfim, em um estilo bem romântico. As saias podem ser retas mas sem marcar muito o corpo ou então serem godê ou rodada. Estampas florais, bolinhas ou cores mais claras, embora cores como vermelho, preto e outras possam ser usadas na composição do look. Os sapatos podem ser sempre scarpins ou sandálias de tiras, simples ou com algum enfeite discreto. Pode-se usar sapatilhas também desde que sejam elegantes.

O estilo Ladylike pode ser usado em qualquer idade, basta saber usar com moderação!

Um grande beijo!!!

Camila Narracci.

Anúncios

2 comentários sobre “Ladylike e Clássico: Qual a diferença e como usar?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s