Quartos: Como otimizar espaços!

Recentemente eu fiz um post, baseado nas minhas pesquisas pessoais, falando em como reformar cozinhas de maneira econômica e tinha várias dicas, desde apenas mudar a cor do armário pintando-o, até dicas de acabamentos e decorações. Depois desse post, muitos me procuraram perguntando sobre como decorar ou otimizar espaços em quartos pequenos, tanto de casal como de crianças e/ou adolescentes. Mais um vez, eu peguei algumas dicas bem interessantes em minhas pesquisas visto que farei um quartinho para meu filho de 04 anos. Eu me foquei mais na parte de otimização de espaços do que em decoração porque nesse momento é o que mais me preocupa, mas darei algumas dicas bem simples também e espero que ajude!

Antes de mais nada, quero deixar claro aqui neste post assim como deixei no anterior que eu não sou decoradora e nem arquiteta por isso todas minhas dicas baseiam-se em minhas fontes de pesquisas como livros e revistas de decoração, sites especializados no assunto e pesquisas em blogs de decoradores e arquitetos. Ontem, quem seguiu as filmagens ao vivo em minha pagina, que fiz na Feira Del Levante que é uma feira internacional realizada todo ano aqui na cidade de Bari/Itália, pode ver um pouquinho do stand de construção e arquitetura que visitei e alì eu pude tirar algumas duvidas com pessoas especializadas no assunto. Os videos não estão mais disponíveis mas em breve disponibilizarei em meu canal e atualizarei este post com o link.

Bom, vamos às dicas???

01- Corredor

As vezes temos um espaço inutilizado e não sabemos o que fazer porque a metragem é mais para um corredor que um comodo, e está sendo o meu caso. Na verdade não tenho esse espaço ainda mas na reforma que farei o único espaço que sobrou enfrente meu quarto para um quartinho para meu filho foi de 3 metros por 1.50 metro, que inicialmente seria um corredor mas para aumentar alguns espaços resolvi usa-lo. Bem, em minhas pesquisas vi que se pode aproveitar este espaço principalmente se for um quarto de criança ou quarto de hospedes.

  • Se for usar para criança ou até mesmo adolescente, use uma parede toda para fazer o armário, a cama e gaveteiros, assim terá bastante espaço para armazenamento, e se tiver um espacinho pode-se usar nichos como decoração.

 

 

  • Se o quarto for para hospedes, pode-se usar o espaço todo colocando a cama, se tiver um espacinho, pode-se colocar mesinhas pequenas de cabeceira ou tabuas suspensas. Se for comprido o como, aos pés se poe um pequeno guarda-roupa. Para decorar, se a parede onde for ficar a cabeceira não tiver janela pode-se usar um belo papel de parede, espelho, quadros ou até nichos para dar um toque especial. Este modelo de quarto é muito usado na França, principalmente em pequenos hotéis ou quartos para turismo.

 

 

02- Quadrado pequeno

  • Se esse for o caso, se você tem um como que é quadrado mas é pequeno a ponto de não caber uma cama com um guarda-roupa a solução é bem sim: Use espaços inutilizados como ao redor da porta ou da janela ou cama embutida. Essa é uma ótima opção para otimizar o espaço, principalmente se for para casal, ter mais opção de armazenamento e ao mesmo tempo deixar a decoração com um ar moderno!

 

  • Se o quarto for para duas crianças ou adolescentes e colocar uma cama do lado da outra e mais um guarda-roupa deixar o comodo muito apertado, uma dica é colocar as camas em “L” para sobrar espaço no meio. As camas podem ser mais altas e utilizar a parte debaixo para camas extras, gaveteiros.

 

  • Uma dica muito boa para o utilizar um espaço pequeno para uma ou duas pessoas, além da dica n°1, seria utilizar uma Cama Loft, que tem espaço livre embaixo podendo ser usada como área de lazer ou estudos ou pode-se optar pelo modelo fechado embaixo que contenha gaveteiro.

 

 

Para meu filho, de acordo com o espaço resolvi usar uma mistura de Cama Loft e a Bunk que é fechada, o modelo para inspiração veio das fotos abaixo:

O projeto é que a cama seja fechada como a bunk mas em vez de utilizar como beliche, farei portas na parte de cima para utilizar como armário e ao lado da cama até o fundo do comodo será todo armário para usar tanto como guarda-roupa como também para guardar brinquedos. Embaixo da cama ainda não decidi se será uma cama extra ou terá gavetas e aos pés da cama sobrará um pequeno espaço onde terá uma mesinha e cadeira apropriados para sua altura e também um espelho, mais ou menos ao estilo montessoriano.

Visto que a aproveitamento de espaços será o máximo possível em qualquer um dos exemplos, a decoração mais indicada é uso de papel de parede, nichos, luminárias para dar um charme e também algum tapete e cortinas.

Onde encontrar:

Algumas lojas especializadas vendem estes tipos de moveis mas normalmente são caríssimos,  ideal seria contratar um marceneiro assim ele poderá ajudar a melhorar a otimização dos espaços, verificar a altura certa dos moveis e para não ficar tao caro pode-se usar madeiras que custam menos ou até mesmo o mesmo material usado comercialmente.

Espero que tenham gostado das dicas! Vejam mais alguns exemplos de otimização de espaços no álbum: http://bit.ly/2w1CSpF

Um super beijo!!!

 

Camila Narracci

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s