Vichy, Gingham ou simplesmente Xadrez? Conheça e saiba como usar!

Olá pessoal!!! A Primavera enfim chegou, no Brasil, porque aqui na Itália começou o Outono que mais parece Inverno (rsrsrsrsrsrsrs). Nessa Primavera e Verão uma estampa que será muito usada além do eterno floral e das listras, o xadrez Vichy também terá seu ponto forte. Mas antes de moda vamos conhecer sua história?!?!?!

Origem

O xadrez Vichy é uma estampa composta por linhas na vertical e horizontal ou na diagonal, de mesma cor, que ao se cruzarem se torna um tom mais escuro, e fundo branco, formando um xadrez simples mas nem sempre foi assim. Na verdade, a palavra original e ainda usada em inglês é Gingham, que se originou da língua nativa da Malásia, e significa literalmente Listras. Isso mesmo, Listras!!! A palavra Gingham é usada pela primeira vez em inglês em 1615. A origem ao certo da estampa ainda é muito confuso mas tudo indica que foi na Malásia pois, quando foi originalmente importado para a Europa, no século 17, ainda era chamado de Gingham e era em padrão listrado, geralmente na cor azul e branco e em algodão, e ainda estava disponível no final do período vitoriano . A partir de meados do século 18, o padrão xadrez começou a ser produzida e ganhou o mundo! Como a cidade francesa Vichy também passou a produzi-la, muitos começaram a chamar o Gingham de Vichy, mas a palavra “Vichy” ficaria famosa somente mais tarde! Mas não se desespere, tanto o termo Vichy como Gingham pode ser usado pois os dois estão correto!

Alguns confundem a estampa Vichy/Gingham com a Pied-de-Poule por causa de uma variação nas listras, mas elas são bem diferentes!

Untitled

Untitled

Moda

Inicialmente, no século 18, a estampa Vichy ou Gingham começou a ser usada como toalha de mesa, cortina, em estofamento para móveis, etc. Isto se deu em apoio as fabricas locais de algodão que se estabeleceram pelos Estados Unidos e Europa, reduzindo assim o custo de produção e consequentemente o valor comercial, tornando-se assim popular e barato.

A partir de 1900, o xadrez Vichy veio com tudo nos vestuários, principalmente em roupas infantis. Alguns anos mais tarde esta estampa se tornou popular em vestidos para adolescentes e roupas de verão como shorts e roupas de praia.

Nos anos 40, devido a dificuldade econômica da Grande Depressão e da Segunda Guerra, se encoraja um estilo de roupa mais simples e tecidos de algodão passam a ser usados devido sua durabilidade e entre as estampas mais usadas está o então Gingham, que acaba tornando-se também um simbolo de patriotismo, especialmente nos EUA. E é nesse período, precisamente em 25 de Agosto de 1939, exatamente 06 dias antes do incio da Segunda Guerra, é lançado o filme The Wizard Of Oz – O Magico de Oz, onde Dorothy (Judy Garland) usava um vestido azul em estampa Vichy. Nos dias seguintes, as lojas de tecidos sò vendiam a tal estampa usada pela mocinha do filme.

 

Um ano mais tarde, em 26 de Dezembro de 1940, Katharine Hepburn estrelou o filme The Philadelphia Story – Núpcias de Escândalo, onde usou um vestido e uma saia com estampa Gingham/Vichy e mais uma vez reforçou a tendencia mas dessa vez entre as mulheres adultas.

Daí em diante muitos filmes trouxeram a estampa, ainda muito conhecida como Gingham, que a tornou massivamente popular e continuou o tema da nostalgia da América pós-Segunda Guerra Mundial. Durante todo esse tempo, a estampa Gingham/Vichy, fazia parte apenas do gosto popular, algo que lembrava o povo e o sofrimento de dias difíceis mas foi no fim dos anos 50 que isso mudou. Em 18 de Junho de 1959, a atriz francesa Brigitte Bardot, mundialmente famosa tanto pelos seus filmes como também pelos seus escândalos, estilo e beleza, se casa gravida com o ator Jacques Carrier. Devido à este fato, ela prefere não usar um vestido tradicional de noiva e usa um vestido com estampa Gingham rosa e branco desenhado pelo estilista Jacques Estérel. O evento foi coberto pela mídia mundial e a partir desde momento o Gingham passou a ser mundialmente famoso como o Xadrez Vichy e se tornou uma estampa chique, de glamour.

 

Depois de Brigitte Bardot, muitas famosas foram vistas usando o tao famoso Vichy, ou Gingham, como por exemplo Marilyn Monroe, Audrey Hepburn, Elizabeth Taylor, Grace Kelly e Jacqueline Kennedy.

 

Vichy/Gingham nos dias atuais

Hoje são muitos estilistas, ou quase todos, que usam a estampa Vichy/Gingham em suas coleções e ela está presente quase todos os anos. Esta estampa é tão querida que também está presente em acessórios da moda como bolsas e sapatos, em objetos de decoração e utensílios para casa e muito mais.

 

Como usar:

O xadrez Vichy/Gingham pode ser usado de várias maneiras, o que possibilita uma infinidade de looks. São eles:

  • Outras estampas: Floral, Bolinhas, Listras e até a mesmo o Vichy/Gingham em outra cor, dá um toque ousado e moderno.
  • Cores lisas: Na mesma cor do xadrez Vichy/Gingham ou tom sobre tom, também em cores contrastantes, dará brilho ao look e um toque sofisticado.

 

Sela qual for sua preferencia, use e abuse dessa estampa simples mas encantadora!

Um super beijo!!! XOXO

Camila Narracci.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s