Será que é Jeans? Saiba o que realmente é o Jeans!

No Brasil usamos a palavra Jeans para qualquer peça do vestuário que for produzida pelo mesmo tecido da calça jeans, mas será que essas peças são realmente Jeans?  Em outras partes do mundo, principalmente nos Estados Unidos, em vez de se usar a palavra Jeans se usa Denim mas será que é a mesma coisa? Saiba agora!

Jeans

Embora usado para muitas peças, Jeans é apenas uma peça de vestuário usada por pessoas de todas as idades em todo o mundo, introduzido por Levi Strauss (Levis) como uma calça de algodão, ou seja, Jeans é apenas uma calça tipicamente azul, mais conhecida como Blue Jeans ou Índigo Blue. Acredita-se que a palavra Jeans se originou da palavra francesa Genes, que é a pronuncia francesa do nome da cidade italiana Gênova que produzia um tecido de algodão tingido de Índigo, um pigmento indiano azul tipico na flora do Paquistão, o Bleu di Gênes ou Blue Jeans. Pela sua durabilidade, a calça foi adotada primariamente por marinheiros e por trabalhadores como mineiros, camponeses e ferreiros. Mais tarde, o alemão Levis Strauss, desenvolveu um pigmento azul muito parecido com aquele indiano e junto com um alfaiate, Jacobs Davis, decidiu criar uma calça com rebites de cobre para ser vendido como peça da moda e por volta de 1873 era lançada a Calça Jeans Levis.

 

Denim

Denim é o tecido usado para confeccionar a calça, ou seja, a calça Jeans é confeccionada com o tecido Denim, o que também é usado para confeccionar jaquetas, saias, macacões e até alguns modelos de vestidos. O nome Denim originou-se da palavra Nîmes, cidade francesa que produzia um tecido de algodão conhecido como sarja, que tinha características marcantes do local, sendo chamado de Sarja De Nîmes, ou Denim. Além de ser usado na fabricação da calça, o Jeans, o Denim na cor Índigo também foi usado para confeccionar vestidos para as camponesas italianas.

Resumindo: Jeans é a calça feita do tecido Denim, que era produzido na França na cidade de Nîmes (Denim), e foi aperfeiçoado pela Itália para ser tingido de azul a partir de um pigmento indiano (Indigo Blu), o que tornou simbolo da tecelagem de Gênova, sendo chamado Blue Jeans ou Azul de Gênova. Complicado??? A principio parece que sim, mas basta entendermos bem a origem de tudo como acabamos de fazer!

Obviamente, com o passar do tempo o Jeans (calça) passou por várias modificações na sua cor de origem pois hoje existe várias cores e vários tipo do que chamamos lavagem que é o que dá vários tons de azul, mas o tecido continua o mesmo, a não ser quando possuem lycra como nos modelos Skinny. Mas o que dizer daquele tecido usado para confeccionar o que chamamos de Camisa Jeans? Bom, esse é outro tecido, é o Cambray ou Cambraia. 

 

Chambray ou Cambraia

Chambray é o nome em francês do tecido Cambraia. Existe vários tipos de cambraia mas para especificarmos a cambraia azul tipo Índigo Blue ou Azul Lavado, que lembra do Denim, preferimos chamar de Chambray. Esse tecido também confeccionado do algodão é mais leve e maleável e o preferido para camisas, vestidos e saias, principalmente no Verão.

 

Como usar:

  • Seja calça, saia, vestido ou camisa, uma peça confeccionada com Denim ou Chambray, é considerada informal mesmo sendo sofisticado, de grife ou trabalhado, por isso não deve ser usada em ocasiões formais como um coquetel, uma reunião social ou um casamento, por exemplo.
  • Se seu trabalho não exige traje social, usar jeans ou alguma peça em Denim ou Chambray pode ser uma ótima opção pois é pratico, fácil de lavar, fácil de passar.
  • Quanto mais rasgado o jeans mais informal ele é por isso reserve-o apenas para passeios e ocasiões informais.
  • Se quer dar um ar mais sofisticado no seu jeans para trabalhar, ir pra balada ou para uma ocasião que não exige traje formal, invista em jeans bordado ou com aplicações de pedrarias que pode ser feito por você mesmo.

Claro que o objetivo desse post é informar o que realmente são Jeans (Calça de Denim), Denim (tecido que confecciona a calça jeans) e Chambray (Cambraia de algodão tingida de tons de azul índigo) mas podemos continuar chamando qualquer peça feita de Chambray ou Denim de Jeans.

Espero que gostem do post! E qualquer sugestão é sò deixar nos comentários!

Um super beijo!!! XOXO

Camila Narracci.

 

Anúncios

3 comentários sobre “Será que é Jeans? Saiba o que realmente é o Jeans!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s