Curiosidade da Moda: Salopete!

Há quem diga que Salopete é uma saia com alças mas será que é isso que a história conta???

O Inicio


Salopete vem do italiano Salopette e do francês Salopét, em inglês é Overalls. O início exato do uso de Salopetes não é claro, mas tem se relatos na literatura já em 1776 como uma peça de trabalho de proteção comumente usada pelos escravos e consistia em uma calça com suspensórios.
A primeira evidência de salopetes sendo produzidos em massa, é datada
na década de 1890, por Levi Strauss e Jacob Davis, os criadores do Jeans. Desde o início, as salopetes jeans eram roupas populares masculinas, destinada à trabalhadores como fazendeiros, garimpeiros, madeireiros e trabalhadores ferroviários devido à sua durabilidade. De fato, o slogan da Levi, Strauss & Co. na década de 1880-1890 foi “Never Rip, Never Tear”“Nunca Acaba, Nunca Rasga”. Foi somente em 1911, Harry David Lee, o concorrente da Levi’s fez a primeira salopete, também era chamada de macacão, composta de calças com bolsos, peitoral e alças sobre os ombros. Era também usado por crianças para evitar sujar e estragar as roupas.

Com a chegada da Primeira Guerra Mundial, as mulheres começaram à ingressar num campo de trabalho que era até então dominada somente por homens e por isso começaram a usar o que seus maridos usavam para trabalhar: macacões ou salopetes! Depois da guerra, a maioria das mulheres retornou à sua vida doméstica,outras mulheres não tinham escolha a não ser continuar trabalhando na fazenda da família porque perderam seus maridos na guerra. Elas também não tinham escolha senão continuar a usar macacões e salopetes masculinos.


A década de 1940 e a Segunda Guerra Mundial trouxeram de volta a salopete para o gênero de roupa de trabalho, mas desta vez elas foram projetados para mulheres. Similares a macacões, eles eram feitos de denim pesado para o trabalho e algodão em cores variadas para esportes e uso domestico como em atividades de jardinagem, daí surgiu o nome Jardineira. Eram também mais acinturados e estruturados, dando um toque feminino na peça.

O final da década de 1940 viu uma grande mudança na moda feminina. As mulheres estavam cansadas da deprimente década de 1940 com lembranças de guerra e restrição, bem como vestuário utilitarista inspirado na moda masculina, com isso o Macacão de alfaiataria também surgiu mas não foi muito popular. 

Por muito tempo a salopete foi esquecida ou deixada apenas para ser usada como roupa de trabalho ou roupa de usar em casa mas nos anos 70 começou a surgir nas ruas através dos jovens, em cores alegres e estampados chamativos. Nos anos 80 e 90, a salopete jeans era usada mais por jovens em idade escolar e por fim chegou as passarelas no século 21, a salopete ou jardineira evoluiu para um vestuário de alta moda, com texturas diferentes. Designers famosos, reconhecidos internacionalmente, apresentou a salopete em suas coleções como peça coringa seja no feminino, masculino ou infantil.

Mas o que dizer da saia com alças ou suspensórios que chamamos de Salopete??? Bem, ela foi um evolução do Avental, tanto que nos Estados Unidos e Inglaterra ainda é chamado de Pinafore, que ao pé da letra seria algo como Preso na Frente, ou Fechado na Frente Esses aventais eram usados que eram usados por cima do vestido pelas donas de casa para proteger contra a sujeira enquanto limpavam e/ou cozinhavam e também eram usados pelas enfermeiras para proteger de fluídos dos pacientes.

No Brasil, seja de Calça ou de Saia, pode ser chamada tanto de Salopete quanto de Jardineira mas não devemos confundir com o Jumper que é um vestido feito com o propósito de usa-lo com algo por baixo.

Para ver mais looks com Salopetes, curta nossa pagina no Facebook!

Espero que tenham gostado da matéria! Mil beijos e usem e abusem das salopetes/jardineiras!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s