ANIMAL PRINT: Aposte neste na Onça!

Na moda, Animal Print, traduzido Estampa Animal, envolve estampas que imitam o padrão da pele de algum animal selvagem como a Onça, o Tigre, a Girafa, a Cobra, a Zebra, a Hiena, etc. A cada ano, ou temporada, as grandes marcas lançam tendências, e uma estampa que está sempre presente é o padrão que chamamos de Oncinha.

Você sabia que nem todas as estampas que chamamos de Oncinha não são de Onça??? Existe quatro tipos de padrão de estampa que são muito usados, são elas: Onça Pintada, Leopardo, Jaguatirica e Guepardo. Vejamos a seguir as diferenças entre os quatro padrões e como usá-las em qualquer ocasião de maneira elegante!


Conhecendo a diferença

No Brasil, as estampas que são similares aos da Onça chamamos de estampa de Oncinha, nos Estados Unidos e outros países é chamado de estampa de Leopardo (Leopard Print). Essa generalização é para facilitar a identificação mas as vezes temos alguma preferência por um tipo específico e não sabemos o nome por isso, veremos a diferença entre os quatro padrões e assim descobrir qual é a sua preferida. Eu amo e uso todas mas vamos começar pela minha preferida: a Onça Pintada!

Onça: do grego lygx, latim luncea e do termo italiano lonza. Jaguar: do tupi-guarani ya’wara, e pode ser traduzido como fera e até cão.
  • ONÇA PINTADA: é também chamada de Jaguar e seu nome cientifico é Panthera Onça. No Brasil, o nome Onça-Pintada é o mais utilizado, sendo que “Pintada é uma alusão à pelagem cheia de manchas e rosetas. A cor de fundo pelagem da onça é amarelo acastanhado, às vezes mais pálido, mas pode chegar ao avermelhado ou marrom. As rosetas são menos numerosas, mais escuras e são formadas por linhas mais grossas nas bordas e possuem pintas no meio delas.
Leopardo: do grego λέων Leon ( “leão”) e πάρδος pardos (Panther masculino”). Na antiguidade, acreditava-se que um Leopardo era um híbrido de leão e pantera .
  • LEOPARDO: A estampa de Leopardo é a mais conhecida e embora seja semelhante à Onça Pintada, possui características diferentes.
    O Leopardo possui suas rosetas menores que a da Onça, mais densas, com as bordas pretas menores e macha central dourada sem pontos nelas.

Jaguatirica: do tupi-guarani, îagûara (“onça”) e tyryka (“recuo, afastamento, fuga”), “onça que se afasta”. Já o termo “ocelote”, ou do inglês Ocelot, provém do náuatle ocelotl, que significa “onça”
  • JAGUATIRICA: As manchas da Jaguatirica, também chamada de Ocelote, são bem distintas das do Leopardo e da Onça Pintada. A pelagem é curta e brilhante, com o fundo variando do amarelo claro ao avermelhado e cinza, com manchas pretas sólidas as vezes parecendo listras e com rosetas que são alongadas, algumas são bem compridas podem se unir formando listras horizontais no corpo e pode ter algumas pintas dentro das manchas mas são irregulares.
  • GUEPARDO: O Guepardo, ou também chamado Chita (do inglês Cheetah), é o que tem as manchas mais simples e de fácil distinção pois consiste em vários machas parecendo pontos ou bolinhas. Existe também o Guepardo Rei que é uma variedade de chita com uma rara mutação para peles de cor creme marcadas com manchas grandes e manchadas e três listras escuras e largas que se estendem do pescoço até a cauda, como podemos ver abaixo.


A moda e o Animal Print

Não se sabe exatamente quando o Animal Print passou a ser usado em vestuário mas com certeza deve ter sido usado pelos nossos ancestrais como modo de se proteger do frio. Sabe-se que em séculos passados, ter um tapete em pele de animal significava status e as primeiras fotos em revistas de moda data do anos 20.

No decorrer das décadas, o uso do Animal Print na moda se tornou cada vez mais comum e virou um clássico que conquista as passarelas até hoje.

Mesmo sendo tao apreciada, muitas mulheres tem receio em usar a estampa animal, aqui no caso a de Leopardo ou Oncinha, como preferir, por medo de ser muito chamativo, não combinar com seu biotipo ou porque não sabe bem como combinar um look. Mas é bem mais fácil do que se imagina. Como??? Vejamos!

Como usar:

Quando se trata de estampa, principalmente Animal Print, dizem que é muito difícil de combinar por isso muitas mulheres optam por cores lisas mas a verdade é que isso é um enorme engano!!!
Estampas no geral podem ser facilmente combinada com várias cores assim como peças de cores lisas, e o mesmo se dà com a estampa de Oncinha!

Não se prenda a combinar Oncinha com as cores de sempre como Preto, Bege, Marrom. Lembre-se que esta estampa é um clássico e por incrível que pareça é uma cor neutra podendo assim ser usada com todas as cores e muitas outras estampas! Ela também pode ser usada por mulheres de qualquer biotipo, em qualquer época do ano, do casual ao elegante! Para ajudar nessa tarefa, dê uma olhadinha nos modelos abaixo ou em um dos álbuns em minha pagina do Facebook. Espero que gostem e aproveitem!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s