A Grande Família Real Britânica: Entenda a polêmica envolvendo o Príncipe Harry e a Duquesa Meghan Markle.

Desde a semana passada o acontecimento mais falado na internet, revistas, etc, é sobre o comunicado feito pelo príncipe Harry e Meghan Markle. No dia 08/01, quarta-feira, a assessoria de imprensa da casa real sotou um comunicado nas redes sociais e vários veículos de noticias que o príncipe e sua esposa estavam abdicando de suas responsabilidades reais, que seriam representar a monarquia em eventos oficiais dentro e fora do país, viver segundo as normas reais de conduta e também sem algumas regalias que o titulo de principe e duquesa os concede. Tudo isso seria para poderem viver uma vida mais normal no Canadá, trabalhando e vivendo mais “modestamente”. Mas porque esta decisão se Harry é membro da realeza e Meghan sabia a responsabilidade que seria se casando com um principe? Bem, vamos voltar um pouco no passado.

Tradução do comunicado

Após muitos meses de reflexão e discussões internas, optamos por fazer uma transição este ano, começando a desempenhar um novo papel progressivo nesta instituição. É com encorajamento, particularmente nos últimos anos, que nos sentimos preparados a fazer esse ajuste”. Pretendemos dar um passo atrás como membros ‘sêniores’ da família real e trabalhar para nos tornar financeiramente independentes, continuando a apoiar totalmente Sua Majestade a Rainha. É com encorajamento, particularmente nos últimos anos, que nos sentimos preparados a fazer esse ajuste. Agora, planejamos equilibrar nosso tempo entre o Reino Unido e a América do Norte, continuando a honrar nosso dever para com a Rainha, a Commonwealth e nossos privilégios. Esse equilíbrio geográfico nos permitirá apreciar nosso filho com a tradição real em que ele nasceu, além de proporcionar à nossa família o espaço para se concentrar no próximo capítulo, incluindo o lançamento de nossa nova entidade beneficente. Estamos ansiosos para compartilhar todos os detalhes deste emocionante próximo passo no devido tempo, enquanto continuamos a colaborar com Sua Majestade, a Rainha, o Príncipe de Gales, o Duque de Cambridge e todas as partes relevantes. Até lá, aceite nossos agradecimentos mais profundos por seu apoio contínuo. – O Duque e Duquesa de Sussex

Harry antes de Megan

Príncipe, Conde, Barão, Soldado!

O principe Harry é o filho mais novo do principe Charles e Lady Diana. Ele é o sexto na linha de sucessão, antes dele vem seu pai pai CharlesPríncipe de Gales,  seu irmão WilliamPríncipe de Cambridge e seus três sobrinhos  Georgepríncipe de Cambridge , Charlotteprincesa de Cambridge e Louispríncipe de Cambridge . Possivelmente nunca será rei mas mesmo assim, como membro da família real, ele deve viver de acordo com os protocolos da realeza.

Apòs a morte da mãe, Lady Di, Harry se tornou um garoto problemático que vivia aparecendo em tabloides envolvido em escândalos com drogas, garotas de reputação duvidosa e até apareceu em uma festa a fantasia vestido de nazista. Passada a fase rebelde, Harry se tornou soldado ocupando o posto de major no regimento de Cavalaria Doméstica ( Blues e Royals ) do Exército Britânico. Como a mãe Diana, se envolveu em causas filantrópicas e sociais, dando até continuidade a muitos projetos deixados por sua mãe. 

Meghan antes de Harry

Atriz, divorciada, ativista!

Desde a universidade, Meghan participava em peças de teatro e participou de um filme feito nesse periodo, o qual foi visto por um agente que a ajudou a entrar no mundo das celebridades. Ela participou de vários seriados famosos como CSI, Without a Trace, mas ficou conhecida por seu papel como Rachel Zane no seriado Suits.
O fato dela ser uma atriz a entrar para a realeza não foi uma novidade. Ela não foi a primeira atriz americana a se casar com um príncipe. Em abril de 1956, a atriz americana Grace Kelly, tornou-se princesa após se casar com o príncipe Ranier III, de Mônaco.

Em 2011, depois de cinco anos de namoro, Meghan se casou com um cineasta mas em agosto de 2013 o casal se divorciou.
Ela também não foi a primeira divorciada a entrar para uma família real, mais especificamente a Britânica. Em 1936, o príncipe Edward se tornou rei da Inglaterra, mas com menos de 01 ano de reinado, ele abdicou do trono passando-o para seu irmão Albert, pai da rainha Elizabeth, o qual escolheu o nome de reinado como George VI. Qual foi o motivo que levou o rei Edward a abdicar do trono??? Ele iria se casar com a socialite americana, Wallis Simpson, que estava se divorciando pela segunda vez.

Como ativista, Meghan era diretamente envolvida com questões políticas, apoiando partidos políticos, e também era envolvida com causas filantrópicas. Mantinha um blog de empoderamento feminino, arte e moda.

Harry e Meghan – Duque e Duquesa de Sussex

Após seu casamento com o príncipe Harry, Meghan recebeu 3 títulos nobres:
– Duquesa de Sussex, Inglaterra
– Condessa de Dumbarton, na Escócia
– Baronesa Kilkeel, na Irlanda do Norte

Se tornando uma realeza, Meghan teve que renunciar sua carreira de atriz, fechar suas contas em redes sociais e apoiar unica e exclusivamente a coroa britânica, calando assim sua voz política e limitando em muito seu ativismo.

Sofreu racismo por parte a imprensa sensacionalista, os quais foram processados. Se adaptou aos protocolos da realeza mas não à todos. A prova disso é que ela não revelou onde seria o nascimento de seu filho Archie, o qual não recebeu o nome de nenhum antecessor real e nem recebeu título de nobreza. Deixou de viver no Palácio de Kensington e foi viver em uma mansão construída em 1801, situada nos jardins do Castelo de Windsor, a Frogmore Cottage, que desde os anos 70 virou moradia conjunta para todos os empregados do Castelo. A mansão de 10 quartos e diversas outras dependências foram reformadas para a mudança do casal, tendo esta reforma custado cerca de 3,5 milhões de euros, algo em torno de 14 milhões de reais, dinheiro que saiu do bolso do contribuinte. Não foram divulgadas fotos de como a Frogmore Cottage ficou depois da reforma.

A Decisão

Não se sabe bem ao certo porque o casal decidiu que vão morar no Canadá e optar por um vida mais “simples” mas ao que tudo indica, é algo que o casal desejavam juntos. Enquanto Lady Diana era viva ela tentava fazer com que seus filhos tivessem uma vida o mais normal possível, o que pode ter influenciado na decisão de Harry. Já Meghan, em outubro de 2019 em uma entrevista, ela disse que estava tendo dificuldades em se adaptar à realeza, a exposição pública e aceitar as renúncias que fez.

Os dois abriram mão do cargo Senior na família real, que seria “trabalhar ativamente em questões de realeza, desempenhar funções em nome da rainha Elizabeth II e em ser representantes internacionais da família real. Entre eles, além disso, alguns ocupam a posição de Conselheiros de Estado e podem assumir algumas das funções da rainha no caso de ela estar doente ou fora do país”, conforme diz o site da BBC News Brasil.

Querem “independência financeira” mas as regras para um membro Senior proíbem ganho por meio de uma renda mas ao renunciar este posto, se torna possível ter uma renda independente. Ao expressar essa vontade de ter uma renda, muitos imaginaram e propagaram a “informação” de que o casal trabalharia em serviços normais como por exemplo atendente em rede de fast food. Não, não é essa a intensão! O casal informou que seu ramo de trabalho seria cobrar por palestras e trabalhar em séries e filmes. Meghan reabriria suas contas em redes sociais e também seu blog. Eles já patentiaram a marca Sussex Royal, o que causou espanto na realeza, mas usando essa marca eles poderão ganhar bilhões anualmente

O que mais incomoda a rainha Elizabeth não é o fato deles quererem ser independentes mas sim ao fato que estão declarando independência mas ao mesmo tempo querendo usar o nome e a fama da realeza para ganhar dinheiro, isso parece um tanto incoerente!

A rainha mãe/avó já deu sua benção ao casal mas disse que ainda falta tratar de assuntos mais complexos que envolvem essa decisão por isso estabeleceu um periodo de transição para que tudo se concretize.

Esperamos que sejam felizes e que ocorra tudo em harmonia!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s