Terninho e Tailleurs

Tailleur e Terninho: Qual a diferença e como usar?

Hoje em dia é muito comum ouvir mulheres dizendo que amam um belo Terninho ou Tailleur, mas sabiam que existe diferença?

Para explicar melhor, fui buscar informações na língua original, o francês!

 

Tailleur

Tailleur para cavalgada de Redfern, 1914.
Tailleur para cavalgada de Redfern, 1914.

No século 17, existia um conjunto de saia e blazer que as mulheres usavam para cavalgar. O conjunto era feito de um tecido bem grosso e começou a ser chamado de Tailleur que significa Alfaiate. Este nome se deu porque devido o tecido ser muito grosso, apenas um alfaiate poderia costura-lo. Após o século 19, com a revolução feminina, a urbanização e o aumento de pratica de esportes por parte das mulheres, o Talleur passou a ser dotado de calça também. Com o tempo, a praticidade fez com que fosse adotado como peça usual do guarda-roupa feminino. O Tailleur, embora com calça, foi desenhado de maneira a ser feminino para não se confundir com a vestimenta masculina, o Terno. Mas foi a partir de 1954 que o Tailleur com saia se tornou sinônimo de elegância pois após a guerra Coco Chanel decidiu abrir sua casa de moda e mudar seu estilo e passou a desenhar modelos de tailleurs com a saia mais curta e o blazer sem ajuste na cintura. Ao mesmo tempo que ela foi duramente criticada pela mídia pois para o seu tempo esse tipo de veste não era conservadora, seus muitos amigos influentes como atrizes, cantoras e primeiras damas, começaram usar seus tailleurs e acabou virando a febre da alta costura. Muitos depois à copiaram mas o sucesso era Chanel!

          

       Diferença entre um Tailleur Chanel e outras grifes nos anos 50.

                                        

                                                    Tailleurs – varias grifes.

 

Tailleurs com calça

Terninho

Na verdade a palavra Terninho vem sendo usada para identificar o Tailleur com calça. Isso se dá porque o que existe é a palavra Terno que deriva do francês Suíte e é chamada em inglês de Suit. Esta palavra é usada para designar a vestimenta masculina formada por 03 peças: Blazer, Calça e Colete. Aliás, Terno significa Três. O Terno não tem nada à ver com roupas femininas mas devido a revolução feminina onde as mulheres queriam ter os mesmo direitos que os homens, elas queriam também vestir-se como eles, não porque queriam parecer com um homem mas porque a vestimenta masculina era mais confortável. Coco Chanel foi uma das pioneiras em vestir-se com roupas masculinas. Nos tempos atuais, visto que muitas mulheres trabalham fora, adotar calça e blazer pareceu ser a melhor maneira para se trabalhar e então começou-se a chamar essas duas peças de Terninho por se parecer com o Terno masculino mas existe a versão original do Terno para mulheres, com cores e estampas tipo os ternos masculinos mas também com cores neutras ou cores mais femininas como o rosa, fúcsia e lilás, com a calça mais justa.

                                                Os verdadeiros Terninhos

Resumindo

Tailleur é o conjunto de saia ou calça com blazer, feitos do mesmo tecido e cor, para o uso feminino.

Terninho é uma versão mais feminina da vestimenta masculina chamada Terno, que é feito com o mesmo tecido as vezes variando a cor e estampa mas é composto de três peças: Blazer, Calça e Colete.

Achei bem interessante estas descobertas e neste post os looks seguem a correta definição de cada termo mas se para facilitar chamamos Calça e Blazer de Terninho e Saia e Blazer de Tailleur, não vejo problema nenhum nisso mas é sempre bom saber a diferença.

Como usar:

Com Saia: eventos formais pedem o uso de Tailleur com saia e sapatos fechados. Se for um evento tipo casamento e você será madrinha ou mãe da noiva e a noiva não estipulou o traje, o Tailleur pode ser em tecido com brilho, com recordes, com pedrarias e pode-se usar um chapéu de gala que seria um Voillete, Fascinator  ou um Hatinator. Se o casamento for de dia, pode-se usar um tailleur com tecido brilhoso e chapéu de aba média a grande se o evento for ao ar livre.

Com Calça: o Tailleur com calça pode-se usar para ocasiões de trabalho como entrevistas, reuniões. Pode-se também usar em coquetéis desde que não sejam formais, casamentos desde que não seja madrinha e também em ocasiões mais descontraídas. Para eventos mais formais mas que você não terá um papel importante, pode-se usar um Tailleur com calça mas com algum tipo de brilho ou aplicações também.

Terno: Visto que possui 03 peças, pode-se usar em coquetéis e até casamentos desde que não seja madrinha. Também pode-se usar em reuniões de trabalho e ocasiões especiais que não sejam formais demais. O “Terninho” de 03 peças pode ficar muito elegante e feminino com a ajuda de blusas de babados ou laços e um belo penteado e está super em alta.

Seja qual for o seu preferido, aproveite estas dicas e arrase em qualquer ocasião!!!

Um grande beijos à todos!

Camila Narracci.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s