Pied De Poule: A estampa do Inverno!

Já ouviu falar em na estampa Pied De Poule? E em Pé-de-Galinha? Esta estampa é muito comum e existe há muito tempo. Nesse inverno ele vem com tudo, em todas as cores e tamanhos, para todos os gostos! Mas se ainda não sabe do que estou falando, falarei um pouco à respeito do que é uma estampa Pied-de-Poule.

 

Definição e Historia

Pied-de-Poule vem do francês e significa Pé-de-Galinha, isso porque o desenho lembra a pegada de uma galinha. Sua estampa original é em duo-tone, ou seja, duas cores que originalmente eram preto e branco mas hoje pode-se encontrar em várias cores e também colorido na mesma estampa. Esta estampa apareceu na Escócia em tecidos de lã mas hoje se encontra em vários tipos. Não se sabe bem como e em que circunstancias esta estampa surgiu visto que na Escócia cada estampa de um tartã representava um clã.

Clã é um grupo de pessoas unidas por parentesco, que é definido pela existência de um ancestral em comum. Os clãs funcionam como uma espécie de tribo, e geralmente possui mais de 7000 pessoas, como membros. Cada um desses clãs é representado por um tipo de estampa e é o padrão dessa estampa, que também chamamos de xadrez, que indica a qual clã uma pessoa pertence e por isso cada homem usa um kilt de tartã (tecido de lã xadrez) com a estampa de seu clã.

No caso da estampa Pied de Poule, a hipótese mais aceita hoje em dia, é que surgiu nas terras baixas da Escócia, por volta de 1880 e foi usado principalmente por pastores. Uma vez que nunca foi  adotado por qualquer clã, acredita-se que o motivo é que se tornou a escolha preferida de todos aqueles que não queria ou não podia provar que pertencia à um clã específico pois, naquele tempo, usar um tartã do clã ao qual não se pertencia podia-se ser espancado até a morte. Trazer este tecido neutro foi um ato estratégico para evitar conflitos!

 

O Pied-de-Poule e a Moda

No século 19, o Pied-de-Poule apareceu em forma de xadrez, o Glen Urquhart. O nome foi tirado do vale de Glenurquhart em Inverness-shire, na Escócia, onde foi usada pela primeira vez pela condessa de Seafield, nascida na Nova Zelândia, para equipar seus guarda-caças, e a partir de 1926, passou a ser chamado de Glen Plaid, para facilitar a pronuncia.

0272

 

Glen-Urquhart-Check
Glen-Urquhart-Check ou Glen Plaid

 

No final do século 19, uma versão ligeiramente diferente foi adotado pelo príncipe Edward VIII, o príncipe de Gales. Esta nova estampa consistia em um xadrez com o Pied-de-Poule e listras na horizontal e vertical colorida, que poderia ser azul, vermelho ou qualquer outra cor. Esta nova padronagem passou a ser chamada de Príncipe de Gales depois que ficou famosa quando o príncipe Edward VIII (príncipe de Gales), apareceu na edição de 15 de Janeiro de 1934 da revista Vogue usando um terno com este padrão. Edward VIII era conhecido por seu gosto pela moda e pelo seu guarda-roupa impressionante e tornou-se responsável pela primeira onda de popularidade do padrão que foi imediatamente adotado pela alta sociedade como sinal de riqueza.

Príncipe Edward VII na edição da Vogue de 15 de Janeiro de 1934.
Príncipe Edward VIII na edição da Vogue de 15 de Janeiro de 1934.

Príncipe Edward VIII, 1934 - Vogue

 

 

Em 1938, na França, o Tailleur em estampa de Pied-de-Poule preto/branco tornou-se o primeiro best-seller de Dior, o qual também tornou-se o padrão emblema de sua casa de moda.

4MfJW-GQ__qQyJUxpI2oJCa_ARU

Originalmente, a estampa Pied-de-Poule foi criada para o uso masculino mas depois que virou moda, as mulheres passou a usá-la e fez com ela passasse por todas as décadas!
A paixão por esta estampa foi tão grande que mais tarde passou a ser usada também em moveis, sapatos, peças para decoração, etc.

 

 

Pied-de-Poule e os Tempos Atuais

O Pied-de-Poule já teve seus altos e baixos mas sempre esteve presente no mundo da moda. Ela está presente nas coleções Outono/Inverno 2017 e já apareceu em algumas coleções para 2018.

                                                     Outono/Inverno 2017

 

 

Algumas coleções de 2018 também está usando a estampa Pied-de-Poule, como por exemplo a marca Fendi.

 

 

Como usar:

A estampa Pied-de-Poule  pode ser encontrado em tudo: echarpes, bolsas, sapatos, blusas, calças, blazers, casacos, etc. Por esta razão, pode ser usado em qualquer ocasião, do casual ao elegante, até para um casamento!

Pied-de-Poule

Se usar um conjunto em Pied-dePoule preto/branco prefira acessórios coloridos. Se usar uma peça com a estampa e a segunda for no preto ou no branco, também prefira acessórios coloridos. Se preferir, use uma peça na estampa e a segunda em uma cor mais forte. Lembre-se que acessórios como colares, brincos, pulseiras e/ou anéis, dê preferencia para dourado ou prata em vez de usar combinando com as cores do look pois fica mais elegante.

 

 

Pode-se também usa-la com outras estampas como por exemplo listras, florais e até com xadrez da família Pied-de-Poule como o Glen Plaid ou o Príncipe de Gales!

IMG_0960smallc6f886264de001e0a9849e8cee3c7c9abnw-stripes-and-houndstooth

Aproveite as dicas e fique super na moda e super elegante neste inverno com a estampa Pied-de-Poule!

Mil beijos e até mais!

Camila Narracci.

Obs: Veja alguns modelos de tailleurs em Pied-de-Poule em: http://bit.ly/2s9Tfi3
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s