Existe muita gente confundindo os modelos de saias com comprimentos por isso decidi escrever este post para ajudar a identificar os modelos disponíveis entre tantos! Espero que ajude!!!
Saia Midi
Essa é a que causa mais confusão. A Saia Midi vem do inglês Midskirt, que significa Saia Média ou Midi pode ser Meio também. A Saia Midi é qualquer saia que o comprimento termina logo abaixo do joelho, cobrindo-o, ou que termina no meio da panturrilha (popular batata da perna), menos ou mais que isso não é Saia Midi. A Saia Midi pode ser justa, rodada, plissada, de babados, podendo ser lápis, envelope, cós-alto, etc. Midi se refere ao tamanho e nao ao modelo, portando uma Saia Midi nunca será acima do joelho ou logo abaixo dele e nem será longa, será sempre no meio da panturrilha. A Saia Midi é o tamanho preferido de grandes grifes como Dior.
Como usar?
No verão, prefira tecidos leves como seda, malha, tule e renda. Combine com sandálias de salto, sapatos fechados ou com o bico aberto e scarpin. Par um passeio, happy-hour, ou um encontro menos formal pode-se usar sapatilhas, brogues, loafers e até mesmo tênis. As saias midi são muito práticas e podem ser usadas com blusas de babados, regatas de malha, camisetas e até top comprido que mostre apenas a linha logo acima da cintura, vai depender da ocasião e do look desejado.
No outono e inverno, prefira saias midi de tecidos pesados como veludo e lãzinha ou tecidos de algodão com poliester também são bem quentes. Combine com sapatos fechados, brogues, loafers, tênis e botas de cano alto, SEMPRE! A bota tem que ser coberta pela saia, é a maneira mais correta e mais elegante de se usar saia midi com botas. Ou então tem a opção da Ankle Boots que muitos também confundem com bota de cano curto mas que na verdade não é. A ankle boots é na verdade um sapato mas em vez de ser aberto no peito do pé, ele é todo fechado e não tem cano. Para não confundir, uma dica simples: a ankle boots deixa o tornozelo a mostra, a bota de cano curto não. A bota de cano curto é uma boa opção para mulheres altas.
Para as baixinhas o sapato ideal é o Ankle Boots e também sapatos e sandálias sem correia no tornozelo pois alonga a silhueta.
Saia Lápis
Quando se diz Saia Lápis, referimos ao modelo e não ao tamanho. A saia lápis é uma saia ajustada, afunilada a partir dos quadris. Uma saia lápis pode ser midi, pode ser longa mas ela nunca será mini, no máximo logo acima dos joelhos pois a característica que distingue a saia lápis é justamente o afunilamento na altura das coxas até a barra. Ela é muito elegante e é a preferida para compor um look sofisticado. Podendo ter o comprimento logo acima do joelho, ou ser midi, longuete e longa.
Como usar?
As saias lápis podem ser de modelos mais formais aos mais descontraídos, indo da renda ao jeans, por isso, de acordo com o tipo de saia que usara pode-se combina-la com sandálias ou sapatos de salto, brogue, loafer, sandálias de plataforma, tênis e até botas mas o mais elegante é com salto.
Alguns exemplos de Saia Lápis:
Saia Reta
Esse tipo de modelo é a mais usada por ser confortável e ótima para disfarçar culotes e minimizar a aparência dos quadris largos. Como o próprio nome diz, ela tem um corte reto, sem afunilar, sem pregas. Ela é justa até os quadris e depois tem um caimento reto e é o modelo mais usado como Saia Secretária que tem um comprimento logo abaixo dos joelhos. A saia Reta pode ser curta, midi, longuete e longa.
Como usar:
Pode ser usada com malha, camisetas, camisas sociais, sapatos abertos e fechados, de salto, plataforma, sapatilhas e até tênis, depende do look desejado.
Alguns exemplos de Saia Reta:
Saia Evasê e Saia Godê
Existe muita confusão entre essas duas também porque o modelo é pouca coisa diferente uma da outra.
A Saia Evasê é mais ajustada na parte superior e começa a abrir na altura dos quadris deixando-a levemente rodada.
A Saia Godê é a famosa saia rodada, ela pode ser levemente rodada ou ter bastante volume.
Normalmente, tanto a Evasê quanto a Godê são muito usadas no verão com tecidos leves e floridos e o tamanho queridinho da vez é o midi pois lembra os anos 50 e é muito feminino e romântico. A saia Godê e Evasê pode ser usada desde Mini até longa. A sai godê ou evasê pode ser usada também no inverno com tecidos mais pesados e no comprimento mais longo, além de ficar lindo, esquenta muito bem.
Como usar?
Elas podem ser usadas com todos os tipos de sapatos e até tênis mas o mais usado é com sapatos de salto e também tênis para um look mais descontraído. No frio a saia deve ser de longuete a longa usada com botas, que fica um charme.
Alguns exemplos de Saia Godê:
Alguns exemplos de Saia Evasê:
Saia Enviesada e Saia Trompete e rabo de Sereia
O modelo de saia enviesada muitas vezes é confundida com a Rabo de Sereia que tem o modelo igual mas o que distingue o modelo Rabo de Sereia é o cumprimento e o afunilamento na altura dos joelhos dando volume na parte de baixo! O rabo de Sereia será sempre Maxi, cobrindo os pés e pode ser cortada em enviés ou ter o babado aplicado separadamente!
Já o modelo de saia enviesada, como o próprio nome diz, é cortado em enviés no próprio tecido formando um leve gode na parte de baixo da saia e pode ser de curta à longa e a parte de baixo não é volumosa! No modelo de saia trompete a parte de cima é feito justa e depois é aplicado um gode ou babado separado, diferente da enviesada ela não é cortada inteira no enviés! Ela pode ser também de curta à longa!
Como usar:
- Sereia: como o modelo é sempre longo, o melhor é usar com sapatos fechados e sandálias elegantes quando o modelo for com tecidos finos e para festas; quando for feita de tecidos tipo camurça ou algum tecido pesado pode ser usado com botas e quando feito de tecidos leves mas simples tipo algodão poderá ser usado com sandálias baixas e sapatilhas mas nunca com tênis, sapatênis, etc.
- Trompete: nos comprimentos de curto à maxi, dependendo do tecido e do look, se pode usar com sandálias baixas ou altas, anabelas, sapatilhas, sapatênis e até tênis menos esportivo.
- Enviesada: assim como a trompete, o sapato dependerá do tecido e ocasião!
Obs: No modelo Sereia as blusas devem ser estilo social romântica ou não. Nos modelos trompete e enviesada poe-se combinar até mesmo com camisetas!
Alguns exemplos de saia no modelo Sereia:
Alguns exemplos de saia no modelo Trompete:
Alguns exemplos de saia no modelo Enviesado:
DICA: A saia reta, alguns tipo de gode e a saia trompete são ótimas para disfarçar quadril largo por isso aproveite desses modelos!
Espero que tenham gostado das dicas e que elas possam ser útil de alguma maneira! Para quem quiser sugerir algum tipo de matéria pode entrar em contato pelo email: mulherversusmoda@gmail.com ou deixar sua sugestão aqui nos comentários!
Beijos à todos e até à próxima!!!! XOXO
Menina! Texto super explicativo, bem escrito e ilustrativo. Até que enfim aprendi isso. valeu!
CurtirCurtir
De nada!!! Fico feliz que foi de ajuda 😉
Beijos!!! 😉
CurtirCurtir
Consegui entender tudo, muito simples e bem explicado!
Obrigado pela ótima explicação! Vamos fazer os modelos agora kkkkkk
CurtirCurtir
Amei!! Sempre pensei que a saia midi era um modelo coladinho no corpo kkk mas não tem nada haver!! menina obrigada por nos elucidar, Camila Narracci beijão.
CurtirCurtir
Maravilhosas
CurtirCurtir